Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFABIANA PAULO DA SILVA MATHEUS-
dc.date.accessioned2025-12-05T13:55:50Z-
dc.date.available2025-12-05T13:55:50Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13831-
dc.description.abstractThis study aims to investigate how the language of ceramics contributes to the creative process of children in early childhood and elementary education within the formal education system. The methodology of this research is qualitative and based on documentary analysis; therefore, I focus on the mandatory internship reports of the Visual Arts undergraduate course at the Federal University of Mato Grosso do Sul. Analyzing the experiences of former interns who mentioned the language of ceramics in their reports, I examine how the creative process in the classroom, based on ceramics and the methodological practices of art teachers and interns, occurred, focusing on a selection of these documents from 1991 to 2009. The theoretical and methodological framework that underpins this research comes from theorists who have considered education and child development in the arts, such as Vygotsky (2001) and (2009), Fernandes (2016), Saviani (2008) and (2011), Ferraz and Fusari (2009), and Dmitry A. Leontiev (2000).-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfância-
dc.subjectCerâmica-
dc.subjectProcessos criativos-
dc.subjectArte e Imaginação.-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleProcesso criativo da criança por meio da cerâmica: uma análise dos relatórios de estágios em Artes Visuais.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1VERA LUCIA PENZO FERNANDES-
dc.description.resumoEste presente trabalho tem por objetivo geral investigar como a linguagem da cerâmica contribui para o processo criativo da criança, na educação infantil e ensino fundamental da educação formal. A metodologia desta pesquisa tem um caráter qualitativo de base documental, portanto, direciono o olhar aos relatórios de estágios obrigatórios do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Analisando a partir da experiência de estagiários egressos, que fizeram menção da linguagem cerâmica em seus relatórios, como a partir da cerâmica e das práticas metodológicas dos professores e estagiários de artes, ocorreu o processo criativo em sala de aula, em um recorte dos anos de 1991 a 2009 destas documentações. O aporte teórico metodológico que fundamenta essa pesquisa partiu de teóricos que pensaram a educação e o desenvolvimento infantil nas artes, assim como Vigotski (2001) e (2009), Fernandes (2016), Saviani (2008) e (2011), Ferraz e Fusari (2009), e Dmitry A. Leontiev (2000).pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
21850.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.