Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGREICIANE PESSÔA SANTANA-
dc.creatorWALTER FERREIRA DOS SANTOS-
dc.date.accessioned2025-12-05T10:50:19Z-
dc.date.available2025-12-05T10:50:19Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13812-
dc.description.abstractThe approach to food security and the inclusion of organic foods in the population's diet are fundamental issues for health and should be addressed in basic education. The research starts from the question of how effective schools are in addressing issues related to agroecology and healthy eating. Thus, the objective of this study is to describe the perceptions of students at two schools located in Corumbá, Mato Grosso do Sul, on the Brazil-Bolivia border, regarding agroecology and organic foods. This is a quantitative and descriptive study, using bibliographic research techniques and a questionnaire with structured questions administered to students in grades 6 through 8. A total of 147 students were interviewed, 60 from one school and 87 from another. The results indicated that, although most students claim to know what organic foods are, they are unable to associate them with agroecology, demonstrating conceptual confusion (such as mixing organic with hydroponics) and a failure to distinguish agroecological production from conventional agriculture.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgroecologia-
dc.subjectEducação alimentar-
dc.subjectProdução Orgânica-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titlePercepções sobre alimentos orgânicos de alunos de duas escolas de Corumbá/MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1EDGAR APARECIDO DA COSTA-
dc.description.resumo  A abordagem da segurança alimentar e a inserção dos alimentos orgânicos na alimentação da população são temas fundamentais para a saúde e devem ser trabalhados na educação básica. A pesquisa parte da interrogação sobre a eficácia das escolas em trabalhar temas ligados à agroecologia e à alimentação saudável. Assim, o objetivo do trabalho é descrever as percepções sobre agroecologia e alimentos orgânicos de alunos em duas escolas localizadas em Corumbá/MS, na fronteira Brasil-Bolívia. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário com perguntas estruturadas junto a discentes do 6º ao 8° ano. Foram entrevistados 147 estudantes, sendo 60 de uma escola e 87 de outra. Os resultados indicaram que, embora a maioria dos alunos afirme saber o que são alimentos orgânicos, eles não conseguem associá-los à agroecologia, demonstrando confusão conceitual (como misturar orgânico com hidroponia) e falha em distinguir a produção agroecológica da agricultura convencional.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
31619.pdf790,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.