Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLUCAS HOLSBACK MENEGUCCI-
dc.date.accessioned2025-12-04T19:46:21Z-
dc.date.available2025-12-04T19:46:21Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13780-
dc.description.abstractThe effective implementation of the Digital World field, in accordance with the BNCC and SBC guidelines, poses significant challenges regarding the availability and selection of suitable teaching materials for primary and secondary education. This work presents a literature review with the goal of identifying, systematizing, and analyzing national and international educational resources, classifying them according to the objects of knowledge addressed and the pedagogical approaches proposed. The analysis reveals a predominance of resources focused on the operation of computational devices (hardware) and primarily aimed at the final years of Elemntary School and High School, highlighting significant gaps in topics such as Operating Systems and in the availability of materials for Early Childhood Education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMundo Digital-
dc.subjectEducação Básica-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleRecursos Educacionais sobre o Mundo Digital para a Educação Básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1NAHRI BALESDENT MOREANO-
dc.description.resumoA implementação efetiva do eixo Mundo Digital conforme as diretrizes da BNCC e da SBC impõe desafios significativos quanto à disponibilidade e seleção de materiais didáticos adequados para a Educação Básica. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de identificar, sistematizar e analisar recursos educacionais nacionais e internacionais, classificando-os quanto aos objetos de conhecimento abordados e abordagens pedagógicas propostas. A análise revela uma predominância de recursos focados no funcionamento de dispositivos computacionais (hardware) e direcionados aos Ensinos Fundamental II e Médio, evidenciando lacunas significativas em temas como Sistemas Operacionais e na oferta de materiais para a Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Computação - Bacharelado (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
26070.pdf163,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.