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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13739Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | THIAGO ANTONIO SANTOS GIL CLEMENTE | - |
| dc.creator | LAURA CRISTINA DE SOUZA | - |
| dc.creator | LAURA CRISTINA DE SOUZA | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-04T11:27:43Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-04T11:27:43Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13739 | - |
| dc.description.abstract | Understanding the importance and intersections between cinema and education, this work aims to report the experiences of combining these two realms with 1st-year high school students at the João Carlos Flores State School in Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Through fourteen biweekly meetings during a school year, teenagers aged 14 to 16 were encouraged to actively appropriate and problematize moving images (LEANDRO, 2001, p.31), building an autonomous perspective on what was previously perceived merely as entertainment. Through critical pedagogy, a sensitive approach to audiovisual language was made possible through the analysis of films and cinematic fragments with the students, fostering the relationship of alterity provided by cinema, culminating in the production of four short films by the class of twenty-nine students. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Cinema | - |
| dc.subject | Educação | - |
| dc.subject | Alteridade | - |
| dc.subject | Campo Grande- MS | - |
| dc.subject.classification | Artes | pt_BR |
| dc.title | DESAFIOS E APRENDIZADOS: OFICINA DE AUDIOVISUAL NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO CARLOS FLORES. | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | DANIELA GIOVANA SIQUEIRA | - |
| dc.description.resumo | Compreendendo a importância e as confluências entre o cinema e a educação, o presente trabalho visa relatar as experiências vivenciadas da junção destes dois mundos junto aos alunos do 1°ano do ensino médio da Escola Estadual João Carlos Flores, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Com quatorze encontros quinzenais durante um ano letivo, adolescentes entre 14 a 16 anos foram instigados a se apropriar e problematizar imagens em movimento (LEANDRO, 2001, p.31) de forma ativa, construindo um novo olhar autônomo no que antes era percebido apenas como entretenimento. Por meio da pedagogia crítica, a abordagem sensível à linguagem audiovisual tornou-se possível frente a análise de filmes e fragmentos cinematográficos com os estudantes, construindo a relação de alteridade proporcionada pelo cinema, findando na produção de quatro curtas-metragens pela turma composta por vinte e nove alunos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Audiovisual - Bacharelado (FAALC) | |
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| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 34453.pdf | 6,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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