Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTHIAGO ANTONIO SANTOS GIL CLEMENTE-
dc.creatorLAURA CRISTINA DE SOUZA-
dc.creatorLAURA CRISTINA DE SOUZA-
dc.date.accessioned2025-12-04T11:27:43Z-
dc.date.available2025-12-04T11:27:43Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13739-
dc.description.abstractUnderstanding the importance and intersections between cinema and education, this work aims to report the experiences of combining these two realms with 1st-year high school students at the João Carlos Flores State School in Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Through fourteen biweekly meetings during a school year, teenagers aged 14 to 16 were encouraged to actively appropriate and problematize moving images (LEANDRO, 2001, p.31), building an autonomous perspective on what was previously perceived merely as entertainment. Through critical pedagogy, a sensitive approach to audiovisual language was made possible through the analysis of films and cinematic fragments with the students, fostering the relationship of alterity provided by cinema, culminating in the production of four short films by the class of twenty-nine students.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema-
dc.subjectEducação-
dc.subjectAlteridade-
dc.subjectCampo Grande- MS-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleDESAFIOS E APRENDIZADOS: OFICINA DE AUDIOVISUAL NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO CARLOS FLORES.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1DANIELA GIOVANA SIQUEIRA-
dc.description.resumoCompreendendo a importância e as confluências entre o cinema e a educação, o presente trabalho visa relatar as experiências vivenciadas da junção destes dois mundos junto aos alunos do 1°ano do ensino médio da Escola Estadual João Carlos Flores, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Com quatorze encontros quinzenais durante um ano letivo, adolescentes entre 14 a 16 anos foram instigados a se apropriar e problematizar imagens em movimento (LEANDRO, 2001, p.31) de forma ativa, construindo um novo olhar autônomo no que antes era percebido apenas como entretenimento. Por meio da pedagogia crítica, a abordagem sensível à linguagem audiovisual tornou-se possível frente a análise de filmes e fragmentos cinematográficos com os estudantes, construindo a relação de alteridade proporcionada pelo cinema, findando na produção de quatro curtas-metragens pela turma composta por vinte e nove alunos.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Audiovisual - Bacharelado (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
34453.pdf6,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.