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dc.creatorJOVANNA CRISTINA GOMES ANTUNES DA SILVA-
dc.date.accessioned2025-12-03T20:35:24Z-
dc.date.available2025-12-03T20:35:24Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13708-
dc.description.abstractThis research is a Case of Study analyzing the lived experiences and trajectories of three Black women professors at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). From the “Faculdade de Ciências Humanas (FACH)”, professor Thaize de Souza Reis (42). Also from “Faculdade de Ciências Humanas (FACH)”, professor Vivina Dias Sól Queiróz (64). And from Faculdade de Educação (FAED), professor Eugenia Portela de Siqueira Marques (61). The purpose is to examine the professional role of these educators within an exclusionary, sexist, and racist society. Recognizing that issues of race, gender, and class in Brazil are legacies of long periods of slavery and exclusion. This study try to identify the educational processes experienced by this population throughout history. Therefore, it provides a historical background of Black women's education from the 20th century to their progress into college education in the 21st century. The methodology employs Oral History, based on semi-structured interviews, utilizing content analysis to interpret the collected narratives. The results indicate that academic success stems from a strategic family project and that the presence of these educators acts as a direct challenge to hegemonic representations, although the overall transformation is not yet large-scale. It is concluded that the concept of place of speech should be broadened to legitimize not only denunciation but also narratives of achievement, positioning these professors work as active resistance and a model for the anti-racist struggle in the academy.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres Negras-
dc.subjectDocência-
dc.subjectEducação-
dc.subjectHistória-
dc.subjectRacismo-
dc.subjectHistória Oral.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleTrajetórias de Professoras Negras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1DILZA PORTO GONCALVES-
dc.description.resumoEsta pesquisa é um estudo de caso, que analisa as vivências e trajetórias de três professoras negras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Da Faculdade de Ciências Humanas (FACH), a professora Thaize de Souza Reis (42). Também da Faculdade de Ciências Humanas (FACH), a professora Vivina Dias Sól Queiróz (64). E da Faculdade de Educação (FAED), a professora Eugenia Portela de Siqueira Marques (61). O objetivo é apresentar a atuação dessas docentes enquanto profissionais em uma sociedade excludente, machista e racista. Reconhecendo que as questões de raça, gênero e classe no Brasil são heranças deixadas de longos períodos de escravidão e exclusão. A pesquisa visa identificar os processos educacionais vividos por essa população ao longo da História. Portanto, é feito um panorama histórico da educação da mulher negra a partir do século XX até o aumento de ingresso nos cursos superiores no século XXI. A metodologia utilizada é a História Oral, que se baseia em entrevistas com três mulheres negras, e utiliza a análise de conteúdo para interpretar as narrativas coletadas. Os resultados indicam que o sucesso acadêmico é fruto de um projeto familiar estratégico e que a presença dessas docentes atua como um desafio direto às representações hegemônicas, embora a transformação ainda não seja em larga escala. Conclui-se que o conceito de lugar de fala deve ser ampliado para legitimar não apenas a denúncia, mas também as narrativas de conquistas, sendo a atuação dessas professoras uma resistência ativa e um modelo para a luta antirracista na academia.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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