Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAMILA SHIZU KAMIBAYASHI INACIO-
dc.date.accessioned2025-12-03T15:37:28Z-
dc.date.available2025-12-03T15:37:28Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13673-
dc.description.abstractThis study investigates the teaching methodology developed by Casa de Ensaio, focusing on the cultura brincante (“playful culture”) and its contributions to the development of innovative pedagogical practices in art education. The research describes the historical trajectory of the institution and the consolidation of the “Pedagogia das artes emendadas“; examines the role of the Brincaturas & Teatrices course in the formation of children and adolescents through the lens of playful culture; and analyzes, based on observations and interviews, how the institution’s teaching practices offer meaningful pathways for art education. Ultimately, this study aims to broaden the pedagogical repertoire in Visual Arts and contribute to rethinking teaching practices inspired by the experiences of Casa de Ensaio.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCasa de Ensaio-
dc.subjectEnsino Brincante-
dc.subjectCultura da Infância-
dc.subjectEnsino de arte.-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleCasa de Ensaio: que brincadeira é essa? Um percurso possível para a prática docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ROZANA VANESSA FAGUNDES VALENTIM DE GODOI-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a metodologia de trabalho proposta na Casa de Ensaio, visando conhecer a cultura brincante e compreender suas contribuições para a construção de outras práticas pedagógicas para o ensino de arte. Como objetivos específicos, trago: descrever o percurso histórico da Casa de Ensaio e a consolidação da Pedagogia das Artes Emendadas; Compreender o papel do curso Brincaturas & Teatrices na formação de crianças e adolescentes, na perspectiva da cultura brincante e por fim, analisar, a partir de observações e entrevistas, como as práticas de ensino da Casa se configuram como caminhos possíveis para um ensino de arte significativo. Espero com essa pesquisa contribuir para repensar as práticas em Artes Visuais, ampliando o repertório docente a partir das experiências da Casa de Ensaio.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
17810.pdf11,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.