Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMILLANY PORTO OLIVEIRA DE SENA-
dc.date.accessioned2025-12-03T13:23:10Z-
dc.date.available2025-12-03T13:23:10Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13652-
dc.description.abstractThis study discusses the protagonism of Black women artists in Art Education, focusing on the works of Harmonia Rosales and Silvana Mendes. The research begins with a critique of the Eurocentric curriculum that still predominates in both basic and higher education in Brazil, a curriculum that renders Black bodies, narratives, and artistic productions invisible. The study proposes an anti-racist and decolonial approach, advocating for the importance of representation and the construction of visual repertoires that reflect Brazil’s cultural plurality. Drawing on the works of the selected artists, it analyzes visual strategies that reframe the presence of Black bodies—especially women—as protagonists in art history. The research also includes the implementation of a pedagogical project with Visual Arts students at UFMS, combining theory and practice through Ana Mae Barbosa’s Triangular Approach. The results indicate that anti-racist pedagogical practices broaden critical awareness, strengthen a sense of belonging, and contribute to the formation of educators committed to diversity and social justice. The study concludes that incorporating Black women artists into Art Education is a political and formative act essential for transforming narratives and promoting a more inclusive and democratic aesthetic education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte Contemporânea-
dc.subjectantirracismo-
dc.subjectmulheres negras-
dc.subjecteducação-
dc.subjectdecolonialidade-
dc.subjectrepresentatividade.-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleHarmonia Rosales e Silvana Mendes: protagonismo de artistas negras no ensino de Artept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SIMONE ROCHA DE ABREU-
dc.description.resumoO presente trabalho discute o protagonismo de artistas negras no ensino de Arte, tomando como base as produções de Harmonia Rosales e Silvana Mendes. A pesquisa parte da crítica ao currículo eurocêntrico ainda predominante na educação básica e superior no Brasil, que invisibiliza corpos, narrativas e produções artísticas negras. O estudo propõe uma abordagem antirracista e decolonial, defendendo a importância da representatividade e da construção de repertórios visuais que reflitam a pluralidade cultural brasileira. A partir das obras das artistas selecionadas, analisam-se estratégias visuais que ressignificam a presença de corpos negros, especialmente de mulheres, como protagonistas da história da arte. A pesquisa inclui também a aplicação de um projeto pedagógico com estudantes do curso de Artes Visuais da UFMS, articulando teoria e prática por meio da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Os resultados indicam que práticas pedagógicas antirracistas ampliam a consciência crítica, fortalecem o pertencimento e contribuem para a formação de educadores comprometidos com a diversidade e a justiça social. Conclui-se que inserir artistas negras no ensino de Arte é um gesto político e formativo fundamental para transformar narrativas e promover uma educação estética mais inclusiva e democrática.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
34342.pdf4,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.