Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMAÍSA GOMES DE SOUZA-
dc.date.accessioned2025-12-03T13:22:04Z-
dc.date.available2025-12-03T13:22:04Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13650-
dc.description.abstractThis research proposes the creation of pedagogical material that encourages the continuous presence of artists from Mato Grosso do Sul in art classes within basic education, motivated by the perception of the scarce presence of local art in the SEMED Campo Grande Curriculum Framework, which presents artists from the state in a peripheral manner and linked either to folklore or to regionalism. Using a qualitative approach, the study is grounded in bibliographical research and in analyses of the SEMED framework, as well as of educational experiences carried out by two Brazilian institutions, namely: the Cultura e Arte em Mato Grosso do Sul project, which connects art, territory, and identity through thematic axes, and the work developed by the Education Action Center of the Pinacoteca de São Paulo, a reference in continuing teacher education and in the production of inclusive and interdisciplinary materials. As a result, we highlight that the analyzed examples underscore the importance of open, contextualized proposals that consider local repertoires. The research also presents guidelines for support material aimed at teachers, focusing on the appreciation of regional culture, with contextualization concerned with overcoming a Eurocentric perspective in art education, while remaining open to varied uses by teachers, thus preserving their autonomy. An example of material developed according to these guidelines is presented, focusing on three relevant artists from the state: Humberto Espíndola, Evandro Prado, and Priscilla Pessoa. As an integral part of this work, a course plan for art education was developed, containing ten sequential lessons that explore part of the proposed material.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Arte-
dc.subjectArtistas Locais-
dc.subjectInterdisciplinaridade-
dc.subjectEducação básica-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleCARO PROFESSOR: Proposta de material de apoio sobre arte sul-mato-grossensept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SIMONE ROCHA DE ABREU-
dc.description.resumoResumo: A pesquisa propõe a criação de um material pedagógico que incentive a presença contínua de artistas sul-mato-grossenses nas aulas de arte da educação básica, devido a percepção da escassa presença da arte local no Referencial Curricular da SEMED de Campo Grande, que apresenta os artistas do Estado de forma periférica e vinculada ao folclore ou ao regional. Com abordagem qualitativa, fundamenta-se em pesquisa bibliográfica e nas análises do referencial da SEMED e de experiências educativas realizadas por duas instituições brasileiras, a saber: o projeto Cultura e Arte em Mato Grosso do Sul, que articula arte, território e identidade por meio de eixos temáticos, e o trabalho do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo, referência na formação continuada do docente e na produção de materiais inclusivos e interdisciplinares. Como resultado, destacamos que os exemplos analisados destacam a importância de propostas abertas, contextualizadas e que considerem os repertórios locais. Também apresentamos como resultado da pesquisa diretrizes para um material de apoio voltado ao professor, com foco na valorização da cultura regional, com contextualização preocupada com a superação de uma perspectiva eurocêntrica no ensino de arte e que se mantém aberta à utilização pelo professor de variadas maneiras, preservando assim, a autonomia docente. Apresentamos um exemplo de material elaborado com essas diretrizes e que enfoca três artistas relevantes do Estado: Humberto Espíndola, Evandro Prado e Priscilla Pessoa. Como parte integrante deste trabalho, apresentou-se um Projeto de Curso de ensino de arte contendo dez aulas sequenciais que abordam parte do material proposto.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
23004.pdf9,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.