Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13647Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | EMILLY DA SILVA FERREIRA | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-03T13:21:00Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-03T13:21:00Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13647 | - |
| dc.description.abstract | This study presents an analysis of the artist Lygia Clark and her research on the relationship of the body with/as the artwork, seeking to emphasize sensitization, perception, and the recovery of bodily senses through the visual arts. The central objective was participatory research, wherein the lead researcher acted as a proposer/mediator with a group of adolescents, students of the “Som & Vida” project in Campo Grande-MS. By introducing propositions based on Clark's works, the group was able to approach the sensitization and artistic appreciation sought by the artist. The methodology of this undergraduate thesis was developed through bibliographic and participatory research, involving a didactic sequence of 10 class hours conducted during the “Mandatory Internship in Non-Formal Spaces.” Following the analysis of this experience, a second didactic sequence proposal was designed based on Clark's works and in dialogue with her contemporaries, presented as a Course Project linked to this thesis. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
| dc.subject | Corpo | - |
| dc.subject | Ensine de Arte | - |
| dc.subject | Sensibilização | - |
| dc.subject | Percepção | - |
| dc.subject | Participação. | - |
| dc.subject.classification | Artes | pt_BR |
| dc.title | CONTRIBUIÇÕES DE LYGIA CLARK PARA O ENSINO DE ARTE | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | SIMONE ROCHA DE ABREU | - |
| dc.description.resumo | Este estudo apresenta uma análise sobre a artista Lygia Clark e sua pesquisa sobre a relação do corpo com/como a obra artística, buscando dar ênfase na sensibilização, percepção e resgate dos sentidos corporais, através das artes visuais. O objetivo central foi a pesquisa participativa, onde a pesquisadora principal atuou como propositora/mediadora frente a um grupo de adolescentes, alunos do projeto “Som & Vida” de Campo Grande-MS, levando proposições baseadas nas obras de Clark, que fez o grupo aproximar-se da sensibilização e fruição artística, que buscava a artista. A metodologia deste TCC desenvolveu-se a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa participativa, onde foram desenvolvidas uma sequência didática de 10h/a, dentro do “Estágio obrigatório em espaços não formais”. Após a análise desta experiência, foi construída outra proposta de sequência didática baseada nas obras de Clark e em diálogo com outros artistas contemporâneos a ela, apresentado como Projeto de Curso vinculado a este TCC. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Artes Visuais - Licenciatura (FAALC) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 21855.pdf | 45,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

