Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13612Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | EDER DE ARRUDA INSAURALDE | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-02T21:57:07Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-02T21:57:07Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13612 | - |
| dc.description.abstract | Ecology is a complex and broad science, seeking to understand how ecosystems function and the factors that regulate the distribution of living beings on Earth. Ecology is fundamental in teaching, enabling students to not only interpret natural phenomena but also understand their role in the natural environment. Understanding how the natural environment functions is extremely important, especially in the current environmental crisis we are experiencing—a period of rising global temperatures, floods, droughts, and tornadoes—of an intensity and frequency far exceeding those experienced previously. In this dissertation, we evaluate the scientific trends being produced within the theme of teaching ecology in the Anthropocene and the scope of published scientific research. Through this research, we hope to contribute data that demonstrates how ecology teaching has been developing, highlighting its shortcomings and the potential contributions of this science to understanding the environmental crisis of our time. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | - |
| dc.subject | Ecologia | - |
| dc.subject | Antropoceno | - |
| dc.title | Ensino para o Antropoceno: contribuições da Ciência Ecologia | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Tatiane do Nascimento Lima | - |
| dc.description.resumo | A ciência Ecologia é complexa e ampla, uma vez que busca entender o funcionamento dos ecossistemas e os fatores que regulam a distribuição dos seres vivos na Terra. No ensino a Ecologia é fundamental para que o aluno, além de interpretar os fenômenos naturais, também possa entender seu papel no ambiente natural. O entendimento sobre o funcionamento do ambiente natural é extremamente importante, principalmente no cenário atual de crise ambiental que estamos vivenciando, um período de aumento da temperatura global, enchentes, secas, tornados, de uma intensidade e frequência muito além daquelas que já ocorreram. Nesta dissertação avaliamos as tendências científicas que estão sendo produzidas dentro da temática ensino de Ecologia no Antropoceno e o escopo das pesquisas científicas divulgadas. Por meio desta pesquisa esperamos colaborar com dados que apontem como o ensino de Ecologia vem sendo desenvolvido, destacando as deficiências e as possibilidades de contribuição dessa Ciências no entendimento da crise ambiental do nosso tempo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| Dissertação Final Eder.pdf | 417,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

