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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13524Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | LUANA DE SOUZA VIANA | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-01T20:49:09Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-01T20:49:09Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13524 | - |
| dc.description.abstract | The integration of technology into educational contexts has been extensively investigated in the literature. When combined with gamification, this practice establishes itself as a promising approach to foster student engagement and motivation. This paper presents the design and modeling of an educational gamification system. The solution implements a digital reward mechanism wherein accumulated credits, denominated Capicoins, are converted into extra credit for assessments. Finally, this article details the development and software architecture of a cross-platform prototype utilizing Dart/Flutter and Firebase, discussing the relevance of flexible, user-centric rewards in promoting meaningful academic engagement. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Gamificação | - |
| dc.subject | Educação | - |
| dc.subject | Ensino Superior | - |
| dc.subject | Aplicativo Multiplataforma | - |
| dc.subject | Engajamento | - |
| dc.subject | Recompensas Digitais. | - |
| dc.subject.classification | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
| dc.title | Capicoin: Sistema de Gamificação na Educação | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | KLEBER KRUGER | - |
| dc.description.resumo | A integração de tecnologias no contexto educacional tem sido amplamente investigada na literatura. Quando aliada à gamificação, essa prática consolida-se como uma abordagem promissora para fomentar o engajamento e a motivação discente no ensino. Este trabalho apresenta o projeto de um sistema de gamificação aplicado à educação. A solução implementa uma mecânica de recompensas digitais, na qual o acúmulo de créditos, denominados \textit{Capicoins}, é convertido em bonificações nas avaliações. Por fim, descreve-se o desenvolvimento de um protótipo multiplataforma, utilizando \textit{Dart/Flutter} e \textit{Firebase}, bem como sua arquitetura de software, e discute-se a relevância de recompensas flexíveis e centradas no usuário para promover um engajamento acadêmico significativo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Sistemas de Informação - Bacharelado (CPCX) | |
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| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 25606.pdf | 4,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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