Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLUANA DE SOUZA VIANA-
dc.date.accessioned2025-12-01T20:49:09Z-
dc.date.available2025-12-01T20:49:09Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13524-
dc.description.abstractThe integration of technology into educational contexts has been extensively investigated in the literature. When combined with gamification, this practice establishes itself as a promising approach to foster student engagement and motivation. This paper presents the design and modeling of an educational gamification system. The solution implements a digital reward mechanism wherein accumulated credits, denominated Capicoins, are converted into extra credit for assessments. Finally, this article details the development and software architecture of a cross-platform prototype utilizing Dart/Flutter and Firebase, discussing the relevance of flexible, user-centric rewards in promoting meaningful academic engagement.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificação-
dc.subjectEducação-
dc.subjectEnsino Superior-
dc.subjectAplicativo Multiplataforma-
dc.subjectEngajamento-
dc.subjectRecompensas Digitais.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleCapicoin: Sistema de Gamificação na Educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1KLEBER KRUGER-
dc.description.resumoA integração de tecnologias no contexto educacional tem sido amplamente investigada na literatura. Quando aliada à gamificação, essa prática consolida-se como uma abordagem promissora para fomentar o engajamento e a motivação discente no ensino. Este trabalho apresenta o projeto de um sistema de gamificação aplicado à educação. A solução implementa uma mecânica de recompensas digitais, na qual o acúmulo de créditos, denominados \textit{Capicoins}, é convertido em bonificações nas avaliações. Por fim, descreve-se o desenvolvimento de um protótipo multiplataforma, utilizando \textit{Dart/Flutter} e \textit{Firebase}, bem como sua arquitetura de software, e discute-se a relevância de recompensas flexíveis e centradas no usuário para promover um engajamento acadêmico significativo.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Sistemas de Informação - Bacharelado (CPCX)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
25606.pdf4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.