Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALI OMAR EL AKARA-
dc.date.accessioned2025-12-01T20:47:41Z-
dc.date.available2025-12-01T20:47:41Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13522-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to analyze the cost structure, profitability analysis, and economic and financial performance of the Arab restaurant Shebabs Shawarma, located in downtown Campo Grande, Mato Grosso do Sul, during its initial operating period. The research was applied, descriptive, and quantitative, using financial data, operational records, participant observation, and managerial autoethnography, integrated through data triangulation. The results indicated performance above the average of the fast-food sector, with total revenue of R$ 80,221.06, total costs of R$ 51,114.30, net profit of R$ 29,106.76, and a 36% profit margin. The break-even point was reached on the 14th day of the month, demonstrating high operational efficiency. Sensitivity analysis showed that the business remained viable even under pessimistic scenarios of reduced sales and increased input costs. The product-level analysis revealed that the beef shawarma had the highest contribution margin. Academically, the study contributes by addressing cost management in ethnic micro- restaurants; managerially, it provides essential indicators for strategic decision-making, stock optimization, and product mix improvement.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectGestão de custos-
dc.subjectRestaurantes árabes-
dc.subjectPonto de equilíbrio-
dc.subjectViabilidade financeira.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DE UM RESTAURANTE ÁRABEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1NADYA KALACHE-
dc.description.resumoEste trabalho teve como finalidade analisar a estrutura de custos, análise de rentabilidade e o desempenho econômico-financeiro do restaurante árabe Shebabs Shawarma, localizado no Centro de Campo Grande - MS, durante seu período operacional inicial. A pesquisa apresentou natureza aplicada, descritiva e quantitativa, utilizando dados financeiros, operacionais, observação participante e auto etnografia gerencial, integrados por meio de triangulação de dados. Os resultados evidenciaram um bom desempenho no setor de alimentação rápida, com receita de R$ 80.221,06, custo total de R$ 51.114,30, lucro líquido de R$ 29.106,76 e margem de 36%. O ponto de equilíbrio foi atingido no 14º dia do mês, indicando elevada eficiência operacional. A análise de sensibilidade demonstrou que o negócio permaneceu viável mesmo diante de cenários pessimistas de queda nas vendas e aumento dos custos. A análise por produto mostrou que o shawarma de carne apresentou maior margem de contribuição. O estudo contribuiu academicamente ao explorar a gestão de custos em micro-restaurantes étnicos e, gerencialmente, ao fornecer indicadores essenciais para decisões estratégicas, controle de estoque e otimização do mix de produtos.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Bacharelado (FAENG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
34293.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.