Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13486
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Espirais do desconforto: poética do horror gráfico em Uzumaki, de Junji Ito.
Autor(es): LARA LIZ PERIUS
Primeiro orientador: PAULO CESAR ANTONINI DE SOUZA
Resumo: Este trabalho investiga como o mangá Uzumaki, de Junji Ito, e suas técnicas gráficas contribuem para provocar sensações de desconforto visual, com o objetivo de analisar os elementos visuais do horror, sua construção nos quadrinhos e sua presença estética na obra mencionada. A pesquisa também propõe a criação de um quadrinho autoral intitulado A Sala do Piano, utilizando recursos gráficos identificados ao longo da investigação. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa explorando o horror como sentimento humano primordial e suas manifestações ao longo da história da arte, com foco em sua transposição para os quadrinhos. O estudo dialogou com reflexões filosóficas e estéticas, abordando inicialmente o horror na pintura e, em seguida, sua adaptação para a linguagem gráfica sequencial, com ênfase na produção de Junji Ito. A partir da análise da obra Uzumaki, estuda-se como o horror é construído visualmente por meio de composições gráficas específicas, símbolos recorrentes e contrastes que afetam diretamente as emoções do leitor. Como resultado dessa investigação, foi desenvolvido o prólogo de um quadrinho autoral Sala do Piano, incorporando as técnicas e recursos visuais estudados, a fim de explorar uma narrativa de horror original. Considera-se que a pesquisa pode contribuir para um outro entendimento sobre a construção gráfica do horror nos quadrinhos, destacando a importância da linguagem visual na criação de atmosferas inquietantes e sua aplicação em produções autorais no campo das Artes Visuais.
Abstract: This work investigates how Junji Ito’s manga Uzumaki and its graphic techniques contribute to evoking sensations of visual discomfort, with the aim of analyzing the visual elements of horror, their construction within comics, and their aesthetic presence in the mentioned work. The research also proposes the creation of an original comic titled The Piano Room (A Sala do Piano), employing graphic resources identified throughout the investigation. To achieve these objectives, a study was conducted exploring horror as a primordial human emotion and its manifestations throughout the history of art, focusing on its transposition into comics. The study engaged with philosophical and aesthetic reflections, initially addressing horror in painting and subsequently its adaptation to sequential graphic language, with emphasis on Junji Ito’s production. From the analysis of Uzumaki, the research examines how horror is visually constructed through specific graphic compositions, recurring symbols, and contrasts that directly affect the reader’s emotions. As a result of this investigation, the prologue of an original comic, The Piano Room, was developed, incorporating the techniques and visual resources studied in order to explore an original horror narrative. It is considered that this research may contribute to a deeper understanding of the graphic construction of horror in comics, highlighting the importance of visual language in creating unsettling atmospheres and its application in original productions within the field of Visual Arts
Palavras-chave: Artes Visuais
Abordagem Fenomenológica
Linguagem Visual
História em Quadrinhos.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13486
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Bacharelado (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
31582.pdf34,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.