Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13460Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | GABRIEL ALVES MASSUDA DUARTE | - |
| dc.creator | DIOGO DE OLIVEIRA LIMA | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-01T11:26:40Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-01T11:26:40Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13460 | - |
| dc.description.abstract | This paper presents a pedagogical analysis of the theoretical exams of the Brazilian Robotics Olympiad (OBR) from 2014 to 2023, focusing on the core skills required according to the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Using the GPT-4o model, questions were classified by subject area, curriculum component, and competition level. The results highlight recurring patterns and support the development of more targeted educational materials. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | OBR | - |
| dc.subject | lógica | - |
| dc.subject | GPT-4o | - |
| dc.subject | análise de prova | - |
| dc.subject | BNCC | - |
| dc.subject | educação básica | - |
| dc.subject | olimpíadas científicas. | - |
| dc.subject.classification | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
| dc.title | Inteligência Artificial Aplicada à Análise das Habilidades Centrais nas Provas Teóricas da OBR(2014–2023) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | AMAURY ANTONIO DE CASTRO JUNIOR | - |
| dc.description.resumo | Este artigo apresenta uma análise pedagógica das provas teóricas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no período de 2014 a 2023, com foco nas habilidades centrais requeridas à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizando o modelo GPT-4o, as questões foram classificadas por área de conhecimento, componente curricular e nível de competição. Os resultados evidenciam padrões recorrentes e subsidiam o desenvolvimento de materiais educacionais mais direcionados. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Engenharia de Computação - Bacharelado (FACOM) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 24356.pdf | 382,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

