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dc.creatorGEAN VITTOR VILALVA DA SILVA-
dc.date.accessioned2025-11-30T19:01:28Z-
dc.date.available2025-11-30T19:01:28Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13448-
dc.description.abstractConsidering the increase in debt and default rates in Brazil, it becomes essential to reflect on the need to introduce financial literacy from an early age, contributing to the development of balanced consumption habits and personal and family planning practices. Therefore, this study aims to examine the importance of financial education during childhood. The research is qualitative and bibliographic in nature, based on the analysis of studies that discuss the relevance of financial education in both school and social contexts, highlighting its contribution to the development of critical and autonomous attitudes. The results indicate that financial education goes beyond the simple act of saving, as it involves strengthening responsibility, decision-making, and awareness regarding the use of money. It is concluded that the inclusion of financial education in childhood is fundamental for building a more balanced and ethical society, better prepared to deal with everyday economic and social challenges.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação financeira-
dc.subjectinfância-
dc.subjectendividamento-
dc.subjectinadimplência-
dc.subjectplanejamento.-
dc.subject.classificationCiências Sociaispt_BR
dc.titleA Importância da Educação Financeira na Infância: uma revisão bibliográfica.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SUSAN YUKO HIGASHI-
dc.description.resumoConsiderando o aumento dos índices de endividamento e inadimplência no Brasil, torna-se essencial refletir sobre a necessidade de introduzir o ensino de noções financeiras desde cedo, contribuindo para o desenvolvimento de hábitos de consumo equilibrados e práticas de planejamento pessoal e familiar. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo verificar a importância da educação financeira na infância. A pesquisa tem caráter qualitativo e bibliográfico, e se baseia na análise de estudos que discutem a relevância da educação financeira no contexto escolar e social, destacando sua contribuição para a formação de atitudes críticas e autônomas. Os resultados apontam que o ensino sobre finanças vai além do simples ato de economizar, pois envolve o fortalecimento da responsabilidade, da tomada de decisão e da consciência sobre o uso do dinheiro. Conclui-se que a inserção da educação financeira na infância é fundamental para a construção de uma sociedade mais equilibrada, ética e preparada para lidar com os desafios econômicos e sociais do cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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