Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARLON DE PAULA SANTANA-
dc.date.accessioned2025-11-30T02:02:54Z-
dc.date.available2025-11-30T02:02:54Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13435-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the economic feasibility of acquiring a flatbed truck for the transportation of agricultural machinery by a dealership located in Chapadão do Sul, MS, Brazil. To achieve this objective, an applied, descriptive, and quantitative methodological approach was employed, based on the assessment of acquisition and operating costs, as well as a comparison with the amounts spent on outsourced freight services during the year 2024. Initial investment costs, fixed and variable operational expenses, and potential revenue projections were evaluated, using Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR), and both simple and discounted Payback as financial performance indicators. The results indicated that the acquisition of the truck is not financially viable under the analyzed conditions, as the NPV remained negative, the IRR did not reach the adopted Minimum Attractive Rate of Return, and the investment was not recovered within the projected timeframe. Nevertheless, the study identified potential intangible benefits, such as greater logistical autonomy, reduced dependence on third-party carriers, and increased capacity to meet customer demands. It is concluded that, although the investment is not justified from a strictly economic perspective, it may represent a strategic alternative in specific operational contexts.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectviabilidade econômica-
dc.subjectTransporte-
dc.subjectMáquinas agrícolas-
dc.subjectInvestimentos-
dc.subjectLogística-
dc.subject.classificationCiências Sociaispt_BR
dc.titleVIABILIDADE ECONÔMICA NA AQUISIÇÃO DE UM CAMINHÃO COM PRANCHA PARA TRANSPORTE DE MÁQUINAS AGRÍCOLASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1JANAINA CABRAL DA SILVA-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade econômica da aquisição de um caminhão com prancha para o transporte de máquinas agrícolas por uma concessionária localizada em Chapadão do Sul – MS. Para alcançar esse objetivo, adotou-se uma abordagem metodológica de caráter aplicado, descritivo e quantitativo, fundamentada no levantamento dos custos de aquisição e operação do veículo, bem como na comparação com os valores pagos em fretes terceirizados ao longo do ano de 2024. Foram avaliados os custos iniciais, custos fixos e variáveis, e projetadas receitas potenciais provenientes da utilização do caminhão, empregando-se como instrumentos de análise financeira o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Payback simples e descontado. Os resultados apontaram que a aquisição do caminhão não se apresenta financeiramente viável no cenário estudado, uma vez que o VPL permaneceu negativo, a TIR não atingiu a Taxa Mínima de Atratividade adotada e o investimento não foi recuperado dentro do período considerado. No entanto, identificou-se que o investimento poderia proporcionar benefícios intangíveis, como maior autonomia logística, redução da dependência de transportadoras terceirizadas e ampliação da capacidade de atendimento aos clientes. Conclui-se que, embora o investimento não se justifique sob a ótica estritamente econômica, ele pode representar uma alternativa estratégica em contextos operacionais específicos.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
34131.pdf577,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.