Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13380Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | LILIANE DE SOUZA BRAGA NORONHA | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-28T16:46:27Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-28T16:46:27Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13380 | - |
| dc.description.abstract | Situated within the Historical-Cultural Psychology framework, this study examines the experience of hearing voices, situates the phenomenon historically, and questions the primacy of a biomedical framing. The aim is to articulate more inclusive understandings and care pathways by drawing on defectology and pathopsychology to foreground social, cultural, and dialogical mediations. Specifically, we explore how Historical-Cultural Psychology interprets voice-hearing vis-à-vis biomedical approaches and systematize experiences from a Hearing Voices Group within a public mental-health service, highlighting implications for care. Methodologically, an analytic-qualitative trajectory combined a critical review of classic and contemporary works, conceptual contrast between explanatory models, and the systematization of lived experiences in the group. From this trajectory emerge central insights regarding the historical-cultural plurality of voice-hearing, the limits of medicalization and an exclusive focus on pharmacotherapy, and the generative potential of group settings to reframe experience, strengthen bonds, and support coping strategies such as dialoguing with voices, keeping written records, and activating support networks. As a contribution, the study invites reflection on clinical and community practices across Brazil’s Psychosocial Care Network (RAPS), underscoring dialogical, anti-stigma, and culturally sensitive approaches, alongside the strengthening of longer-duration groups and ongoing team training. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Psicologia histórico-cultural | - |
| dc.subject | ouvidores de vozes | - |
| dc.subject | saúde mental | - |
| dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
| dc.title | O Fenômeno de Ouvir Vozes a Partir da Perspecitiva Histórico-Cultural: Um Estudo Bibliográfico | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | CLEDIONE JACINTO DE FREITAS | - |
| dc.description.resumo | Situado no campo da Psicologia Histórico-Cultural, este estudo examina a experiência de ouvir vozes, contextualizando historicamente o fenômeno e problematizando a centralidade do enquadre biomédico. O propósito é delinear compreensões e vias de cuidado mais inclusivas, valendo-se dos aportes da defectologia e da patopsicologia para evidenciar mediações sociais, culturais e dialógicas. Este trabalho busca compreender como a Psicologia Histórico-Cultural interpreta a experiência de ouvir vozes, em contraponto ao enfoque biomédico, e sistematizar a experiência de um Grupo de Ouvidores de Vozes em serviço público de saúde mental, destacando implicações para o cuidado. Para alcançar esse propósito, percorreu-se uma trilha analítico-qualitativa que combinou levantamento e exame crítico de obras clássicas e contemporâneas, contraste conceitual entre modelos de explicação e a sistematização de vivências em um Grupo de Ouvidores de Vozes em serviço público de saúde mental. Dessa trajetória emergem apontamentos centrais: a pluralidade histórico-cultural das vozes; os limites da medicalização e do foco exclusivo na farmacoterapia; e a potência de espaços grupais para ressignificar a experiência, ampliar vínculos e desenvolver estratégias de enfrentamento (como dialogar com as vozes, registrar por escrito e acionar redes de apoio). Como contribuição, o estudo provoca reflexão sobre práticas clínicas e comunitárias na RAPS, indicando a importância de abordagens dialógicas, antiestigma e culturalmente sensíveis, além do fortalecimento de grupos de maior duração e de processos formativos para as equipes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Psicologia - Bacharelado (CPAR) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 33795.pdf | 557,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

