Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVINÍCIUS PEREIRA PLACIDO DOS SANTOS-
dc.date.accessioned2025-11-24T15:00:59Z-
dc.date.available2025-11-24T15:00:59Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13235-
dc.description.abstractThis article examines the meanings and impacts of the Mitã Ava Project (2021–2024) on the school education of the Guarani and Kaiowá peoples in the urban context of Naviraí, Mato Grosso do Sul, Brazil. The study addresses the problem of weakened territorial ties and the linguistic challenges faced by indigenous children. Based on a qualitative approach and documentary analysis interpreted through the lenses of decoloniality, critical interculturality, and the ecology of knowledge, the research sought to understand how the project organizes its bilingual pedagogical practices, develops its own teaching materials, and promotes the valorization of the Guarani-Kaiowá language and traditional cultural elements. The results suggest that, despite structural weaknesses and the lack of consistent public policies, the Mitã Ava Project creates spaces for intercultural coexistence, strengthens community bonds, and increases children's opportunities for contact with their mother tongue. It is concluded that the project constitutes a unique experience in the municipality, offering relevant insights for reflecting on the possibilities and limits of intercultural education in urban contexts.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolar indígena-
dc.subjectinterculturalidade crítica-
dc.subjectlíngua guarani-kaiowá-
dc.subjectecologia de saberes.-
dc.subject.classificationCiências Sociaispt_BR
dc.titleREFLEXÕES SOBRE O PROJETO MITÃ AVA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO CONTEXTO URBANO DE NAVIRAÍ: AVANÇOS E DESAFIOS DA INTERCULTURALIDADEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1TELMA ROMILDA DUARTE VAZ-
dc.description.resumoEste artigo reflete sobre os sentidos e os alcances do Projeto Mitã Ava (2021–2024) na educação escolar indígena dos povos Guarani e Kaiowá em Naviraí-MS, considerando o contexto urbano, o enfraquecimento dos vínculos territoriais e os desafios linguísticos enfrentados pelas crianças indígenas. A pesquisa adota abordagem qualitativa e baseia-se em análise documental, interpretada à luz de referenciais da decolonialidade, da interculturalidade crítica e da ecologia de saberes. Buscou-se compreender como o Mitã Ava organiza suas práticas pedagógicas bilíngues, desenvolve materiais didáticos próprios e promove ações de valorização da língua guarani-kaiowá e de elementos culturais tradicionais. Os resultados sugerem que, mesmo diante de fragilidades estruturais e da ausência de políticas públicas consistentes, o projeto cria espaços de convivência intercultural, fortalece vínculos comunitários e amplia as oportunidades de contato das crianças com sua língua materna. Assim, o Mitã Ava constitui uma experiência singular no município, oferecendo subsídios para refletir sobre possibilidades e limites da educação intercultural em contextos urbanos.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
33774.pdf570,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.