Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13235Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | VINÍCIUS PEREIRA PLACIDO DOS SANTOS | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-24T15:00:59Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-24T15:00:59Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13235 | - |
| dc.description.abstract | This article examines the meanings and impacts of the Mitã Ava Project (2021–2024) on the school education of the Guarani and Kaiowá peoples in the urban context of Naviraí, Mato Grosso do Sul, Brazil. The study addresses the problem of weakened territorial ties and the linguistic challenges faced by indigenous children. Based on a qualitative approach and documentary analysis interpreted through the lenses of decoloniality, critical interculturality, and the ecology of knowledge, the research sought to understand how the project organizes its bilingual pedagogical practices, develops its own teaching materials, and promotes the valorization of the Guarani-Kaiowá language and traditional cultural elements. The results suggest that, despite structural weaknesses and the lack of consistent public policies, the Mitã Ava Project creates spaces for intercultural coexistence, strengthens community bonds, and increases children's opportunities for contact with their mother tongue. It is concluded that the project constitutes a unique experience in the municipality, offering relevant insights for reflecting on the possibilities and limits of intercultural education in urban contexts. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação escolar indígena | - |
| dc.subject | interculturalidade crítica | - |
| dc.subject | língua guarani-kaiowá | - |
| dc.subject | ecologia de saberes. | - |
| dc.subject.classification | Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.title | REFLEXÕES SOBRE O PROJETO MITÃ AVA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO CONTEXTO URBANO DE NAVIRAÍ: AVANÇOS E DESAFIOS DA INTERCULTURALIDADE | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | TELMA ROMILDA DUARTE VAZ | - |
| dc.description.resumo | Este artigo reflete sobre os sentidos e os alcances do Projeto Mitã Ava (2021–2024) na educação escolar indígena dos povos Guarani e Kaiowá em Naviraí-MS, considerando o contexto urbano, o enfraquecimento dos vínculos territoriais e os desafios linguísticos enfrentados pelas crianças indígenas. A pesquisa adota abordagem qualitativa e baseia-se em análise documental, interpretada à luz de referenciais da decolonialidade, da interculturalidade crítica e da ecologia de saberes. Buscou-se compreender como o Mitã Ava organiza suas práticas pedagógicas bilíngues, desenvolve materiais didáticos próprios e promove ações de valorização da língua guarani-kaiowá e de elementos culturais tradicionais. Os resultados sugerem que, mesmo diante de fragilidades estruturais e da ausência de políticas públicas consistentes, o projeto cria espaços de convivência intercultural, fortalece vínculos comunitários e amplia as oportunidades de contato das crianças com sua língua materna. Assim, o Mitã Ava constitui uma experiência singular no município, oferecendo subsídios para refletir sobre possibilidades e limites da educação intercultural em contextos urbanos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ciências Sociais - Licenciatura (CPNV) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 33774.pdf | 570,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

