Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHELOISA DE OLIVEIRA CARVALHO-
dc.date.accessioned2025-11-20T13:56:59Z-
dc.date.available2025-11-20T13:56:59Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13203-
dc.description.abstractThis Final Course Project aims to investigate the pedagogical practices implemented in regular schools that promote the effective inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD), as well as to investigate what teachers and caregivers of these children say about these practices, identifying challenges, strategies, and best practices in the educational process. The research, of a qualitative and exploratory-descriptive nature, involved semi-structured interviews with a teacher, a support professional, and a caregiver of a student with ASD. The theoretical framework was based on authors such as Mantoan (2003), Mazzotta (2017), and Freitas (2018), in addition to current scientific studies on autism (Lampreia, 2013; Sanini; Bosa, 2015), which address everything from the neurobiological aspects of the disorder to the beliefs and self-efficacy of teachers in school inclusion. The results indicated that the partnership between school and family, the creation of welcoming environments, and the individualization of pedagogical practices are determining factors for the success of inclusion. The most frequently mentioned strategies involved the use of visual resources, small group activities, adaptation of the sensory environment, and the application of assistive technologies. It was found that the school inclusion of children with ASD goes beyond simple physical presence in the classroom, requiring intentional and collaborative actions that ensure participation, learning, and belonging. It is concluded that strengthening the partnership between family and school, investing in teacher training, and consolidating inclusive public policies are fundamental to building a truly democratic and inclusive education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1CELIA REGINA DE CARVALHO-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas implementadas nas escolas regulares que promovem a inclusão efetiva de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como investigar o que dizem os professores e os responsáveis pelas crianças sobre essas práticas, identificando desafios, estratégias e boas práticas no processo educacional. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter exploratório-descritivo, envolveu entrevistas semiestruturadas com uma professora, uma profissional de apoio e um responsável por aluno com TEA. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Mantoan (2003), Mazzotta (2017) e Freitas (2018), além de estudos científicos atuais sobre o autismo (Lampreia, 2013; Sanini; Bosa, 2015), que abordam desde os aspectos neurobiológicos do transtorno até as crenças e a autoeficácia docente na inclusão escolar. Os resultados apontaram que a parceria entre escola e família, a criação de ambientes acolhedores e a individualização das práticas pedagógicas são fatores determinantes para o sucesso da inclusão. As estratégias mais mencionadas envolveram o uso de recursos visuais, atividades em pequenos grupos, adaptação do ambiente sensorial e aplicação de tecnologias assistivas. Constatou-se que a inclusão escolar de crianças com TEA ultrapassa a simples presença física em sala de aula, exigindo ações intencionais e colaborativas que assegurem participação, aprendizagem e pertencimento. Conclui-se que o fortalecimento da parceria entre família e escola, o investimento em formação docente e a consolidação de políticas públicas inclusivas são fundamentais para a construção de uma educação verdadeiramente democrática e inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
33616.pdf434,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.