Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLUCAS DE SOUZA LEANDRO-
dc.creatorESTER JOICE AMORIM TEODORO-
dc.date.accessioned2025-11-18T23:49:59Z-
dc.date.available2025-11-18T23:49:59Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13160-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the articulation between the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) and the fields of teacher education, highlighting the program’s role as a fundamental formative experience in the construction of teaching identity. From the perspective of the students themselves, the study examines how the experiences in PIBID contribute to the development of pedagogical skills, familiarity with the school environment, and the construction of an initial teaching identity. The focus of the analysis was on the perceptions of current scholarship holders regarding their experiences and the potential of these experiences as preparation for the mandatory teaching internship and for choosing a teaching career. The research methodology adopted was quantitative and qualitative-descriptive, using an online questionnaire composed of open and closed questions as a data collection instrument. The results revealed how PIBID contributes to the field of teaching practice, influencing the development of skills, familiarity with the school environment, and permanence in the teaching profession. Furthermore, the study contributed to understanding the program’s impact, providing insights for improving teacher education and reflecting on one’s own formative trajectory.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPIBID-
dc.subjectformação docente-
dc.subjectLetras.-
dc.subject.classificationLetraspt_BR
dc.titlePIBID COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA E SUAS POTENCIAIS ARTICULAÇÕES COM O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: UM ESTUDO DE CASO DO SUBPROJETO LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS/ESPANHOL, DE AQUIDAUANA/MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1DIANA MILENA HECK-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva investigar a articulação entre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e os campos de formação de professores, destacando o papel do programa como experiência formativa fundamental na construção docente. Sob a perspectiva dos próprios acadêmicos, o estudo se debruça sobre como as vivências no PIBID contribuem para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, para a familiarização com o ambiente escolar e para a construção de uma identidade docente inicial. O foco da análise foram as percepções dos atuais bolsistas sobre suas vivências e o potencial dessas experiências como preparação para o estágio obrigatório e para a escolha da carreira docente. A metodologia de pesquisa adotada foi a quantitativa e a qualitativa-descritiva, utilizando um questionário online, composto por perguntas abertas e fechadas, como instrumento de coleta de dados junto aos participantes do programa. Os dados coletados revelaram como o PIBID contribui no campo da prática docente, influenciando o desenvolvimento de habilidades, a familiarização com o ambiente escolar e a permanência no magistério. Além disso, o estudo contribuiu para a compreensão do impacto do programa, oferecendo subsídios para o aprimoramento da formação de professores e para a reflexão sobre a própria trajetória formativa.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
27096.pdf345,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.