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dc.creatorVINÍCIUS BENITES DE SOUZA-
dc.date.accessioned2025-11-18T14:02:40Z-
dc.date.available2025-11-18T14:02:40Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13139-
dc.description.abstractThis study aimed to promote anti-racist pedagogical practices in Early Childhood Education, focusing on a Maternal I class at a public daycare center in the municipality of Naviraí – MS, Brazil. The research was conducted through an intervention with children aged two to two and a half years., using a didactic sequence composed of playful and artistic activities inspired by African culture, such as painting, clay modeling, and necklace making. These activities sought to value ethnic-racial diversity, stimulate identity expression, and foster attitudes of respect for others. The methodology was based on participant observation, with records of children's interactions and productions throughout the three-day sequence. The results showed that, even among very young children, it is possible to develop an initial awareness of diversity and promote the positive and inclusive recognition of differences. It was also found that intentional teacher mediation and the organization of the daily routine are essential to ensure meaningful experiences that contribute to building an anti-racist education from early childhood. Finally, the study reinforces the importance of teacher training and the institutional commitment to practices that confront racism and value the multiple identities present in childhood.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação antirracista-
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subjectDiversidade étnico-racial-
dc.subjectPráticas inclusivas.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titlePRÁTICAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA COM CRIANÇAS BEM PEQUENAS EM NAVIRAÍ-MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1LARISSA WAYHS TREIN MONTIEL-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo promover uma prática pedagógica antirracista na Educação Infantil, com foco em uma turma de maternal I de uma creche pública no município de Naviraí-MS. A pesquisa foi realizada por meio de uma intervenção com crianças de dois anos a dois anos e meio, utilizando uma sequência didática composta por atividades lúdicas e artísticas inspiradas na cultura africana, como pintura, modelagem com argila e confecção de colares. As atividades buscaram valorizar a diversidade étnico-racial, estimular a expressão da identidade e desenvolver atitudes de respeito ao outro. A metodologia adotada baseou-se na observação participante, com registro das interações e produções infantis ao longo dos três encontros. Os resultados evidenciaram que, mesmo entre crianças muito pequenas, é possível desenvolver uma consciência inicial sobre a diversidade e promover o reconhecimento das diferenças de forma positiva e inclusiva. Constatou-se também que a mediação intencional dos professores e a organização do cotidiano escolar são fundamentais para garantir experiências significativas que contribuam para a construção de uma educação antirracista desde os primeiros anos. Por fim, o estudo reforça a importância da formação docente e do compromisso institucional com práticas que enfrentam o racismo e valorizem as múltiplas identidades presentes na infância.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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