Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13071
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKAUANY NUNES KLASSEN-
dc.date.accessioned2025-11-14T13:11:40Z-
dc.date.available2025-11-14T13:11:40Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13071-
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate how children's literature is encouraged in nursery classes at a Early Childhood Education Center in the municipality of Mundo Novo, in the state of Mato Grosso do Sul. The specific objectives of the study were: i) to analyze the collection of books/literary materials for children aged 0 to 2 years at a Early Childhood Education institution; ii) to understand teachers' perceptions of the importance of literature for babies. To achieve these objectives, six observation sessions were held in nursery classes, in addition to an intervention project entitled “Storytelling for babies.” The results of the research showed that children's literature should be encouraged from early childhood education onwards, so that babies and young children have the opportunity to expand their cultural repertoire, participate in reading practices, and become involved in literate culture from an early age. From the observations and interventions, it was possible to ascertain the interaction of babies with books, as well as their active and meaningful experience of these moments. The study proved to be relevant to the field of education, given the lack of research on babies and children's literature, considering that many studies focus on research subjects who are in the literacy phase.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectCreche-
dc.subjectLiteratura infantil-
dc.subjectBebês-
dc.subjectLeitura literária.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleA LITERATURA INFANTIL PARA BEBÊS EM TURMAS DE BERÇÁRIO DE UM MUNICÍPIO SUL-MATO-GROSSENSEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ROSELI MARIA ROSA DE ALMEIDA-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo investigar como ocorre o incentivo à literatura infantil, nas turmas de berçário de um Centro de Educação Infantil do município de Itaquiraí, no Estado de Mato Grosso do Sul. Os objetivos específicos do trabalho foram: i) analisar o acervo de livros/materiais literários para crianças de 0 a 2 anos de uma instituição de Educação Infantil; ii) Conhecer as concepções dos docentes a respeito da importância da literatura para bebês. iii) identificar práticas de incentivo à leitura. Para alcançar os objetivos elencados, foram realizados seis encontros de observação em turmas de berçário, além de um projeto de intervenção intitulado “Contação de histórias com bebês”. Os resultados da pesquisa mostraram que a literatura infantil deve ser incentivada desde a Educação Infantil, para que os bebês e crianças pequenas tenham a possibilidade de ampliar seu repertório cultural, participar de práticas de leitura, e inserir-se desde cedo, na cultura letrada. Das observações e intervenções foi possível averiguar a interação dos bebês com os livros, além de os mesmos vivenciarem esses momentos de forma ativa e significativa. O estudo mostrou-se relevante para a área educacional, devido à insuficiência de pesquisas que contemplem a faixa etária dos bebês e a literatura infantil, haja vista que há muitos trabalhos que estão voltados para sujeitos de pesquisa que estão em fase de alfabetização.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.