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dc.creatorEMELLY DE SOUZA OLIVEIRA-
dc.creatorGIOVANA ESCALER GOMES-
dc.date.accessioned2025-11-11T19:55:55Z-
dc.date.available2025-11-11T19:55:55Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13037-
dc.description.abstractThis study analyzed the financial decision-making process of Business Administration and Accounting students at the Nova Andradina Campus of the Federal University of Mato Grosso do Sul, in light of behavioral finance and Prospect Theory. This quantitative and descriptive research was conducted with 37 students using a structured questionnaire inspired by Kahneman and Tversky's classic scenarios (1979; 2012). The results showed that students exhibited risk aversion in gain situations and a risk-seeking tendency in loss scenarios, confirming the presence of certainty and reflection effects. The framing effect was also identified, as the presentation of the questions directly influenced choices. Furthermore, a preference for safer and more predictable investments was observed. The results obtained reinforce the importance of considering behavioral aspects in academic and professional training, given that even future administrators and accountants are subject to cognitive biases in their financial decisions.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinanças comportamentais-
dc.subjectTeoria dos Prospectos-
dc.subjectTomada de decisão-
dc.subjectEstudantes universitários.-
dc.subject.classificationCiências Sociaispt_BR
dc.titleFinanças Comportamentais: um estudo comparativo utilizando a teoria dos prospectos com os alunos de graduação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UFMS-CPNApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1THIAGO JOSE FLORINDO-
dc.description.resumoEste estudo analisou o processo de tomada de decisão financeira de estudantes de Administração e Ciências Contábeis do Campus de Nova Andradina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, à luz das finanças comportamentais e da Teoria dos Prospectos. A pesquisa foi de caráter quantitativo e descritivo, aplicada a 37 alunos por meio de questionário estruturado inspirado em cenários clássicos de Kahneman e Tversky (1979; 2012). Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram aversão ao risco em situações de ganho e tendência a assumir riscos em cenários de perda, confirmando a presença dos efeitos certeza e reflexo. Também foi identificado o efeito de enquadramento (framing effect), pois a forma de apresentação das questões influenciou diretamente as escolhas. Além disso, observou-se preferência por investimentos mais seguros e previsíveis. Os resultados obtidos reforçam a importância de considerar aspectos comportamentais na formação acadêmica e profissional, visto que mesmo futuros administradores e contadores estão sujeitos a vieses cognitivos em suas decisões financeiras.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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