Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13021
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Narrativas Infantis Terena: Representações da Infância em Comunidades Indígenas e seus Territórios
Autor(es): MAYUME BARROS TIBERIO
ANAIS SALVADOR RODRIGUES
Primeiro orientador: JANAINA NOGUEIRA MAIA CARVALHO
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma as crianças indígenas Terena, das aldeias Limão Verde e Mãe Terra, situadas nos municípios de Aquidauana e Miranda (MS), constroem e experienciam a infância em seus contextos socioculturais. Fundamentada na perspectiva da Sociologia da Infância, que entende a infância como uma construção social e histórica e reconhece as crianças como sujeitos ativos. A pesquisa busca compreender como essas vivências são influenciadas por elementos culturais, ambientais e comunitários próprios do povo Terena. Por meio da escuta das narrativas infantis e da observação das práticas cotidianas, pretende-se dar visibilidade às infâncias indígenas, frequentemente silenciadas nos discursos acadêmicos e sociais. Os resultados esperados indicam a valorização dos saberes ancestrais, das relações com a natureza e do papel da coletividade na formação das identidades infantis Terena.
Abstract: This work aims to investigate how Terena indigenous children, of the villages Limão Verde and Mãe Terra, located in the municipalities of Aquidauana and Miranda (MS), construct and experience childhood in their sociocultural contexts. Based on the perspective of the Sociology of Childhood, which understands childhood as a social and historical construction and recognizes children as active subjects. The search seeks to understand how these experiences are influenced by cultural elements, environmental and community aspects specific to the Terena people. By listening to narratives children and the observation of everyday practices, the aim is to give visibility to childhood indigenous people, often silenced in academic and social discourses. The results expected values ​​indicate the appreciation of ancestral knowledge, relationships with nature and role of the collective in the formation of Terena children’s identities.
Palavras-chave: infância indígena
povo Terena
Sociologia da Infância
Território
saberes tradicionais.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13021
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
25844.pdf796,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.