Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorADRIANNA ALBERTI-
dc.date.accessioned2025-11-05T19:57:30Z-
dc.date.available2025-11-05T19:57:30Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12983-
dc.description.abstractThis research aims to establish a historical and critical record of the artistic-literary production by female authors from Mato Grosso do Sul, especially what is understood as fantastic literary narrative. This analysis stems from a proposal that approaches the field of Women's History, from the perspective of intersectional feminism. As part of the methodology, through bibliographic research, a review of works and research on feminism, literary production and the retrieval of literature by female authors, fantastic literature theories, and literature from Mato Grosso do Sul was carried out to understand the nuances of the discussion about the erasure of these literatures and productions. The research aligns with works that seek to highlight the national fantastic and is justified by the unprecedented nature of the record in Mato Grosso do Sul. Therefore, the period considered was from the creation of the State, dated 1977, up to the present moment; for the analysis of the corpus, data collection was carried out between June 2021 and May 2024, considering authors and publications found up to the latter date. Considering the discussion about the different possible theoretical approaches to the fantastic, from its characterization (genre, aesthetic category, or narrative mode) to the nuances of historical and reflexive influences on the construction of the fantastic literary tradition (such as the European fantastic, the Latin American marvelous realism, and the African animistic realism), the fantastic was established, as a referential definition, as a broad mode of narrative construction, which does not occur through exclusive, defined, and definitive means; however, the definition was refined to observe narratives that bring about the rupture with intradiegetic reality, intrinsically linked to verisimilitude with the reality external to the work; where the fantastic element can be supernatural, or transgressive of reality, inexplicable, unsettling, strange, or unusual; and begins to exist from and through language, because, otherwise, its existence is neither explained nor possible. In this way, a critical reading of the works was performed, selecting as the scope the production in the short story format, with the aim of scrutinizing three points: the construction of the narrative in relation to the fantastic element; the relational aspects of the work with the historical and social context in which the writer is inserted; and the representation of women (when applicable). The research aims to understand how the construction of the fantastic imaginary of the writers from Mato Grosso do Sul occurs, which, in turn, allows us to observe how they represent their perceptions of existence, making it inseparable to perceive and discuss some aspects related to their form, content, and context.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura de Mato Grosso do Sul-
dc.subjectLiteratura Fantástica-
dc.subjectLiteratura Fantástica de Mato Grosso do Sul-
dc.subjectLiteratura de Autoria Feminina-
dc.titleAs palavras fantásticas delas: registro crítico historiográfico da literatura fantástica de autoria feminina de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ramiro Giroldo-
dc.description.resumoEsta pesquisa é realizada com o objetivo de construir um registro histórico e crítico da produção artístico-literária de autoria feminina de Mato Grosso do Sul, em especial o que se entende por narrativa literária fantástica. Parto de uma proposta que se aproxima do campo da História das Mulheres, sob a perspectiva do feminismo interseccional. Como parte da metodologia, através de pesquisa bibliográfica, foi elaborada revisão de trabalhos e pesquisas sobre feminismo, produção literária e resgate de literatura de autoria feminina, teorias da literatura fantástica e literatura sul-mato-grossense, para compreender as nuances da discussão do apagamento dessas literaturas e produções. A pesquisa se alinha com trabalhos que buscam destacar o fantástico nacional e é justificada pelo ineditismo do registro em Mato Grosso do Sul. Para tanto, foi considerado como recorte temporal a partir da criação do Estado, datado de 1977, até o momento presente, para a análise do corpus foi feito levantamento de dados entre junho de 2021 e maio de 2024, levando em consideração autoras e publicações encontradas até a última data. Tendo em vista a discussão sobre as diferentes abordagens possíveis da teoria acerca de fantástico, desde sua caracterização (gênero, categoria estética ou modo narrativo), até as nuances de influências históricas e reflexivas sobre a construção da tradição literária fantástica (como o fantástico europeu, o realismo maravilhoso latino-americano e o realismo animista africano), estabeleceu-se, como definição referencial, o fantástico como um modo amplo de construção narrativo, que não se dá por meios exclusivos, definidos e definitivos; porém, foi refinada a definição para observar as narrativas que trazem a ruptura com a realidade intradiegética, intrinsecamente atrelada à verossimilhança com a realidade externa à obra; onde o elemento fantástico pode ser sobrenatural, ou transgressor da realidade, inexplicável, incômodo, estranho ou insólito; e passa a existir a partir e através da linguagem, pois, de outra maneira não se explica ou é possível sua existência. Deu-se, dessa forma, a leitura crítica das obras, selecionando como escopo a produção no formato de conto, com o intuito de esmiuçar três pontos: a construção da narrativa em relação ao elemento fantástico; os aspectos relacionais da obra com o contexto histórico e social em que a escritora está inserida; e a representação da mulher (quando cabível). Busquei compreender como se dá a construção do imaginário fantástico das escritoras sul-mato-grossenses que, por sua vez, permite observar como representam suas percepções de existência, tornando indissociável perceber e discutir alguns aspectos relacionados a sua forma, conteúdo e contexto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese _ Adrianna Alberti _ As Palavras Fantásticas Delas.pdf396 BAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.