Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARIA FERNANDA VALENTIM FERREIRA-
dc.date.accessioned2025-11-05T11:58:37Z-
dc.date.available2025-11-05T11:58:37Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12978-
dc.description.abstractThis work is a qualitative narrative bibliographic research and aimed to analyze contexts of situations of violence in schools in the country in the period between 2018 and 2024. For this purpose, as a method, a survey was carried out with five (5) articles collected in the Scielo database that were subjected to reading and data analysis using the content analysis technique. Analysis categories were developed to compose cores of meaning and six (6) cores were developed that had as themes the relationship between school and violence. As a result and discussion, it was observed that managers do not know how to deal with violence within schools and, there is violence due to gender hierarchy issues, teachers do not know how to deal with violent situations and increasingly ask for time off from work due to psychological issues. Finally, the importance of programs that invest in situations of confronting school violence was seen, and psychology has been concerned with this scenario and can contribute, promoting interventions and actions to improve coexistence in the school environment, since Law No. 13,935 currently exists for the work of school psychologists.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolência-
dc.subjectEstudante-
dc.subjectEscola-
dc.subjectSituações de violência escolar.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleVIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: Uma revisão bibliográfica da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ANA CLAUDIA DOS SANTOS-
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica narrativa de base qualitativa e teve como objetivo analisar contextos de situações de violência nas escolas no país no período entre 2018 a 2024. Para isso como método foi realizada uma pesquisa com cinco (5) artigos coletados na base de dados Scielo que foram submetidos a leitura e análise dos dados a partir da técnica de análise de conteúdo. Foi desenvolvido categorias de análise para compor núcleos de significação e desenvolvidos seis (6) núcleos que tiveram como temas a relação da escola com a violência. Como resultado e discussão foi observado que os gestores não sabem lidar com a violência dentro das escolas e, há violência por questões de hierarquização de gêneros, os professores não sabem tratar com situações violentas e pedem afastamentos do trabalho cada vez mais por questões psicológicas. Finalmente foi visto a importância de programas que invistam nas situações de enfrentamento a violência escolar e a psicologia tem se preocupado com esse cenário e pode contribuir, promovendo intervenções e ações para melhorar o convívio no ambiente escolar, uma vez que atualmente já existe a Lei n.13.935 para a atuação de psicólogas (os) escolares.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Psicologia - Bacharelado (CPAR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
28274.pdf820,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.