Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12953| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A CONCEPÇÃO DE SUJEITO NOS COMPÊNDIOS GRAMATICAIS: A ABORDAGEM TRADICIONAL E OUTRAS PERSPECTIVAS |
| Autor(es): | CARLA CONCEIÇÃO CASTELLO DE ARRUDA |
| Primeiro orientador: | ANGELA VARELA BRASIL PESSOA |
| Resumo: | O objetivo deste trabalho é observar as diferentes concepções de sujeito, um dos termos da oração que, por décadas, foi definido e descrito com base em variados conceitos, dependendo do modelo ou teoria gramatical que o apresentasse no programa do estudo da Sintaxe da Língua Portuguesa. O sujeito é um dos assuntos mais estudados nas chamadas “aulas de gramática” e ocupa grande destaque no que tange ao ensino da língua. Por esse motivo, este trabalho busca mostrar como o sujeito é tratado ou apresentado ao estudante/leitor nos livros de gramática, desde a gramática tradicional, até as gramáticas mais “modernas”, utilizadas nos bancos escolares. De um lado, temos a gramática tradicional que traz o conceito de sujeito misturando critérios semânticos e sintáticos. De outro, temos outras perspectivas, que têm como base pesquisas linguísticas que tratam o sujeito como um dos elementos que se situam na hierarquia sintática e como ele se relaciona com outros termos oracionais. Assim, para este trabalho, adotaremos a perspectiva de alguns gramáticos que seguem a abordagem tradicional, da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), fazendo um paralelo com outras perspectivas teórico-gramaticais que adotam uma postura um pouco diferente no tratamento do sujeito. As gramáticas adotadas para este estudo são as de Francisco da Silveira Bueno (1968), Carlos Henrique da Rocha Lima (1972), Celso Cunha e Lindley Cintra (1985), José de Nicola e Ulisses Infante (1991), Mário A. Perini (1995) e Evanildo Bechara (2004). |
| Abstract: | The objective of this study is to observe the different conceptions of the subject – one of the core components of a sentence – which, for decades, has been defined and described based on various concepts, depending on the grammatical model or theory that presented it in the Portuguese Syntax study program. The subject is one of the most studied topics in so-called “grammar classes” and occupies a prominent place in language teaching. For this reason, this paper seeks to show how the subject is treated or presented to students and readers in grammar books, from traditional grammar to the more “modern” grammars used in schools. On the one hand, we have traditional grammar, which introduces the concept of subject by mixing semantic and syntactic criteria. On the other hand, we have other perspectives based on linguistic research that treats the subject as one of the elements in the syntactic hierarchy and how it relates to other sentence terms. Accordingly, this study adopts the viewpoint of grammarians aligned with the traditional approach, as outlined in the Brazilian Grammatical Nomenclature (NGB), while also drawing parallels with alternative theoretical perspectives that challenge or expand upon this model. The grammars used for this study are those of Francisco da Silveira Bueno (1968), Carlos Henrique da Rocha Lima (1972), Celso Cunha and Lindley Cintra (1985), José de Nicola and Ulisses Infante (1991), Mário A. Perini (1995), and Evanildo Bechara (2004). |
| Palavras-chave: | Sujeito definições gramática língua portuguesa. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12953 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Letras - Licenciatura (CPAN) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 30565.pdf | 397,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

