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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A CONCEPÇÃO DE SUJEITO NOS COMPÊNDIOS GRAMATICAIS: A ABORDAGEM TRADICIONAL E OUTRAS PERSPECTIVAS
Autor(es): CARLA CONCEIÇÃO CASTELLO DE ARRUDA
Primeiro orientador: ANGELA VARELA BRASIL PESSOA
Resumo: O objetivo deste trabalho é observar as diferentes concepções de sujeito, um dos termos da oração que, por décadas, foi definido e descrito com base em variados conceitos, dependendo do modelo ou teoria gramatical que o apresentasse no programa do estudo da Sintaxe da Língua Portuguesa. O sujeito é um dos assuntos mais estudados nas chamadas “aulas de gramática” e ocupa grande destaque no que tange ao ensino da língua. Por esse motivo, este trabalho busca mostrar como o sujeito é tratado ou apresentado ao estudante/leitor nos livros de gramática, desde a gramática tradicional, até as gramáticas mais “modernas”, utilizadas nos bancos escolares. De um lado, temos a gramática tradicional que traz o conceito de sujeito misturando critérios semânticos e sintáticos. De outro, temos outras perspectivas, que têm como base pesquisas linguísticas que tratam o sujeito como um dos elementos que se situam na hierarquia sintática e como ele se relaciona com outros termos oracionais. Assim, para este trabalho, adotaremos a perspectiva de alguns gramáticos que seguem a abordagem tradicional, da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), fazendo um paralelo com outras perspectivas teórico-gramaticais que adotam uma postura um pouco diferente no tratamento do sujeito. As gramáticas adotadas para este estudo são as de Francisco da Silveira Bueno (1968), Carlos Henrique da Rocha Lima (1972), Celso Cunha e Lindley Cintra (1985), José de Nicola e Ulisses Infante (1991), Mário A. Perini (1995) e Evanildo Bechara (2004).
Abstract: The objective of this study is to observe the different conceptions of the subject – one of the core components of a sentence – which, for decades, has been defined and described based on various concepts, depending on the grammatical model or theory that presented it in the Portuguese Syntax study program. The subject is one of the most studied topics in so-called “grammar classes” and occupies a prominent place in language teaching. For this reason, this paper seeks to show how the subject is treated or presented to students and readers in grammar books, from traditional grammar to the more “modern” grammars used in schools. On the one hand, we have traditional grammar, which introduces the concept of subject by mixing semantic and syntactic criteria. On the other hand, we have other perspectives based on linguistic research that treats the subject as one of the elements in the syntactic hierarchy and how it relates to other sentence terms. Accordingly, this study adopts the viewpoint of grammarians aligned with the traditional approach, as outlined in the Brazilian Grammatical Nomenclature (NGB), while also drawing parallels with alternative theoretical perspectives that challenge or expand upon this model. The grammars used for this study are those of Francisco da Silveira Bueno (1968), Carlos Henrique da Rocha Lima (1972), Celso Cunha and Lindley Cintra (1985), José de Nicola and Ulisses Infante (1991), Mário A. Perini (1995), and Evanildo Bechara (2004).
Palavras-chave: Sujeito
definições
gramática
língua portuguesa.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12953
Data do documento: 2025
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