Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12821Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Marcelo Rodrigues Ribeiro dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T18:26:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-23T18:26:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12821 | - |
| dc.description.abstract | This study aims to analyze the origins of play among border children, considering the influences exerted by family, school, and neighborhood. This qualitative research was developed using the case study method, chosen because it allows for an in-depth and contextualized understanding of a unique phenomenon: the play culture of children living in border contexts. The research was conducted at the Eutrópia Gomes Pedroso Municipal Rural School of Comprehensive Education, located in the region closest to the geographic line separating the cities of Corumbá, Mato Grosso do Sul, and Puerto Quijarro, Bogotá. Data were collected from regularly enrolled and regularly attending the school. The games identified included Lobo lobito, Galinita cega, Chicote quemada, Ahorcado, Papa quemada, among others of traditional Brazilian origin. The results point to a significant family influence in the construction, maintenance, and transmission of the play culture of border children, highlighting the central role of sociocultural relationships in the process of children's identity formation in this context. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | . | - |
| dc.title | DE ONDE VEM O BRINCAR DAS CRIANÇAS FRONTEIRIÇAS: AS INFLUÊNCIAS DE FAMILIARES, DA ESCOLA E DA VIZINHANÇA. | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rogerio Zaim de Melo | - |
| dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo analisar a origem do brincar entre crianças fronteiriças, considerando as influências exercidas pela família, pela escola e pela vizinhança. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida sob a modalidade de estudo de caso, escolhida por permitir a compreensão aprofundada e contextualizada de um fenômeno singular: a Cultura Lúdica das crianças que vivem em contextos de fronteira.A investigação foi realizada na Escola Municipal Rural de Educação Integral Eutrópia Gomes Pedroso, localizada na região mais próxima à linha geográfica que separa as cidades de Corumbá (MS) e Puerto Quijarro (BO). Os dados foram coletados junto a meninas e meninos regularmente matriculados e assíduos na instituição.As brincadeiras identificadas incluíram Lobo lobito, Galinita cega, Chicote quemada, Ahorcado, Papa quemada, entre outras de origem tradicional brasileira. Os resultados apontam para uma significativa influência familiar na construção, manutenção e transmissão da cultura lúdica das crianças fronteiriças, evidenciando o papel central das relações socioculturais no processo de formação identitária infantil nesse contexto. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| TEXTO MARCELO.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

