Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12795
Tipo: | Dissertação |
Título: | “DECOLONIALIDADE NAS AULAS DE ARTE DO ENSINO FUNDAMENTAL I POR MEIO DO ENSINO DOS FESTEJOS DE SIRIRI E CURURU EM CUIABÁ-MT |
Autor(es): | Inês Rosa de Arruda Ribeiro |
Primeiro orientador: | Simone Rocha de Abreu |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar a importância da abordagem decolonial no ensino de artes, utilizando os festejos tradicionais de Siriri e Cururu para promover a valorização da cultura local entre estudantes do quarto ano do ensino fundamental. A investigação ocorreu na EMEB Aristotelino Alves Praeiro, entre maio e agosto de 2024, por meio de uma intervenção pedagógica baseada em uma sequência didática que abordou os aspectos históricos e sociais desses festejos culturais. Participaram 40 estudantes, que estiveram envolvidos de forma ativa em todas as etapas da pesquisa. A pesquisa participativa possibilitou a valorização da cultura regional, a aproximação dos estudantes com suas raízes ancestrais e o fortalecimento dos laços familiares. Além disso, os alunos ampliaram suas habilidades artísticas e a apreciação do patrimônio cultural regional, evidenciando o potencial transformador do ensino contextualizado e decolonial. Dessa maneira, o estudo ressaltou a relevância de integrar manifestações culturais populares no currículo escolar como estratégia para fortalecer a identidade cultural e fomentar uma educação mais plural e significativa. |
Abstract: | This research aimed to analyze the importance of a decolonial approach in arts education, using the traditional festivities of siriri and cururu to promote the appreciation of local culture among fourth-grade elementary school students. The investigation took place at EMEB Aristotelino Alves Praeiro, from May to August 2024, through a pedagogical intervention based on a didactic sequence that addressed the historical and social aspects of these cultural celebrations. Forty students participated, actively involved in all stages of the research. The participatory nature of the study enabled the appreciation of regional culture, brought students closer to their ancestral roots, and strengthened family bonds. Additionally, the students expanded their artistic skills and their appreciation for regional cultural heritage, demonstrating the transformative potential of contextualized and decolonial teaching. Thus, the study highlighted the importance of integrating popular cultural expressions into the school curriculum as a strategy to strengthen cultural identity and foster a more diverse and meaningful education. Keywords: Decoloniality; Cultural Identity; Appreciation, Belonging. |
Palavras-chave: | Decolonialidade Identidade Cultural Valorização Pertencimento |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12795 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Inês Ribeiro - Artigo e Proposta Didática.pdf | 4,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.