Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLEILE DEMETRIA CARVALHO-
dc.date.accessioned2025-10-16T19:14:27Z-
dc.date.available2025-10-16T19:14:27Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12784-
dc.description.abstractThe general objective of this study is to analyze the use of generative artificial intelligence (GAI) in basic education. The specific objectives are to survey and analyze publications from 2023 to 2025 that address the use of generative artificial intelligence in basic education and to analyze the main generative artificial intelligence tools that can be used in the teaching and learning process. To this end, a bibliographic methodology was used, with research in scientific articles, theses, and dissertations. In this sense, 11 academic studies were collected and analyzed using the keywords artificial intelligence and basic education. The results of the study indicate that GAI can contribute to the teaching and learning process, provided that it is used in a planned, guided, critical, and teacher-mediated manner.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectInteligência Artificial Generativa-
dc.subjectEducação Básica-
dc.subjectEnsino e Aprendizagem.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleUM LEVANTAMENTO SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1CELIA REGINA DE CARVALHO-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral é analisar o uso da inteligência artificial generativa (IAG) na educação básica. Os objetivos específicos consistem em levantar e analisar produções publicadas no período de 2023 a 2025 que abordem o uso da inteligência artificial generativa na educação básica e, analisar as principais ferramentas de inteligência artificial generativa que podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foi utilizada a metodologia bibliográfica, com pesquisas em artigos científicos, teses e dissertações. Nesse sentido, foram levantadas e analisadas 11 pesquisas acadêmicas com as palavras-chave inteligência artificial e educação básica. Os resultados do estudo apontam que as IAGs podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, desde que sejam utilizadas de maneira planejada, orientada, crítica e mediada pelos professores.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.