Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12764
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAURORA GAUTO ESPINDOLA-
dc.date.accessioned2025-10-13T19:39:02Z-
dc.date.available2025-10-13T19:39:02Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12764-
dc.description.abstractThe approach to the subject of “Soils” in the classroom emphasizes the importance of its conservation for the maintenance of life on Earth. This article is the result of an experiment carried out in the classroom, in the subject of Science, with the participation of primary school students from a full-time public school and students taking part in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). The general aim of this study was to present an active methodology for teaching the processes of soil erosion and conservation, through practical lessons, thus facilitating the students' learning process with the respective subject.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectaula prática-
dc.subjectescola-
dc.subjectaprendizagem-
dc.subject.classificationCiências Biológicaspt_BR
dc.titleCONSTRUINDO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS: SIMULADOR DE EROSÃO NO ENSINO DE GEOLOGIA E SOLOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1DIRCE FERREIRA LUZ-
dc.description.resumoA abordagem do tema “Solos” em sala de aula enfatiza a importância de sua conservação para a manutenção da vida na Terra. O presente artigo é resultado de um experimento desenvolvido em sala de aula, na disciplina de Ciências, com a participação de alunos do Ensino Fundamental II, de uma Escola da rede pública de tempo integral e estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo geral deste estudo foi apresentar uma metodologia ativa no ensino dos processos de erosão e conservação do solo, através de aulas práticas, facilitando assim, o processo de aprendizagem dos estudantes com o respectivo tema.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
30650.pdf903,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.