Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12751
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKARLA DOS SANTOS CORONEL-
dc.date.accessioned2025-10-07T18:15:54Z-
dc.date.available2025-10-07T18:15:54Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12751-
dc.description.abstractThis article explores the significant contributions of Black women to Brazilian music, focusing on the trajectories of Carolina Maria de Jesus, Clementina de Jesus, Luedji Luna, and Lenilde Ramos. Throughout their careers, these women have used music as a powerful tool of resistance against racial and social oppression. Through their artistic productions, they have enriched and shaped genres such as samba and the "rock de botina," a genre in which Lenilde Ramos defines herself. Drawing from their lived experiences of exclusion, they transformed pain into powerful expressions of identity and protest. The study also addresses the issues of invisibility and marginalization faced by these women in the music industry and presents potential solutions for acknowledging their contributions. Finally, it includes personal reflections from the perspective of a Black woman and singer on the ongoing struggle for space and recognition in the music industry.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica Brasileira. Mato Grosso do Sul. Mulheres Negras. Racismo. Resistência Cultural.-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleMULHERES NEGRAS NA MÚSICA BRASILEIRA: RESISTÊNCIA, IDENTIDADE E AFIRMAÇÃO CULTURALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1EVANDRO RODRIGUES HIGA-
dc.description.resumoEste artigo investiga a importante contribuição das mulheres negras para a música brasileira, com foco nas trajetórias de Carolina Maria de Jesus, Clementina de Jesus, Luedji Luna e Lenilde Ramos. Ao longo de suas carreiras, essas mulheres utilizaram a música como uma poderosa ferramenta de resistência contra as opressões raciais e sociais. Por meio de suas produções artísticas, enriqueceram e moldaram gêneros como o samba e o “rock de botina”, gênero no qual Lenilde se define. Utilizaram suas vivências de exclusão como fonte de inspiração para denunciar desigualdades e afirmar suas identidades culturais. Além disso, o estudo aborda a problemática da invisibilidade e marginalização enfrentada por essas mulheres na música e apresenta possíveis soluções para o reconhecimento de suas contribuições. Por fim, traz reflexões pessoais sob a perspectiva de uma mulher preta, cantora, sobre a busca por espaço e reconhecimento na indústria musical.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Música - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
11580.pdf255,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.