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dc.creatorENZO RUFINO LEITE-
dc.date.accessioned2025-10-02T16:45:06Z-
dc.date.available2025-10-02T16:45:06Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12721-
dc.description.abstractSUMMARY In recent years, the Pantanal biome has been the scene of intense burn-offs and fires, often the result of human action for capitalist ends, aimed at the corporate avalanche of the agribusiness production chain, thus causing profound transformations in space, triggering serious consequences for all biodiversity and the social context. This study involves an approach to burn-offs and fires in the Pantanal Paiaguás sub-area in the municipality of Coxim-MS, tracing thematic reflections that are part of the students' context, inherent to the science of geography, thus bringing together content related to school geography. It is essential to look for new teaching and learning practices that will add to the student's learning, converging a better understanding of the world, thus reflecting on the reality experienced, seeking solutions to the problems that are part of each one's daily life. The aim of this work is to reflect on the episodes of fires and burn-offs that occur in the Pantanal morphoclimatic domain, based on practical reflective actions with 9th grade students at the William Tavares de Oliveira Municipal School, highlighting the damage caused by episodes of burnoffs and forest fires, with the aim of making students aware of the care needed to combat these phenomena. Based on the methodology of problematization using the Maguerez arc, pedagogical strategies were developed to establish educational actions in relation to forest fires and burn-offs in the biome. The results show that collective work fosters cooperation, interaction and motivation among the group, especially the students. The pedagogical practices applied stimulated learning by providing spaces for reflection, analysis and the construction of knowledge. They led to the proposition of action strategies aimed at the problem analyzed, multiplying reflections and passing on knowledge, as they united all the participants for a thematic social construction, as well as the creation of Municipal Law N 6/2024 which "Provides for the creation of a week of discussions and debates on burnings and fires in the Pantanal biome, to be held in the municipality of Coxim, in the week in which Pantanal Day is celebrated, November 12. Keywords: Biome, Biodiversity, Teaching, Geography and Problematization.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMestrando digite neste campo as palavras-chave de sua dissertação-
dc.titleQUEIMADAS E INCÊNDIOS FLORESTAIS NO PANTANAL - MS: ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA SUB ÁREA PAIAGUÁSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vicentina Socorro da Anunciacao-
dc.description.resumoRESUMO Nos últimos anos, o bioma Pantanal tem sido palco de intensas queimadas e incêndios, muitas vezes fruto da ação humana com fins capitalistas, tendo como meta a avalanche corporativa da cadeia produtiva do agronegócio, causando assim profundas transformações no espaço, desencadeando consequências graves para toda a biodiversidade e o contexto social. Este estudo envolve uma abordagem sobre queimadas e incêndios na subárea do Pantanal Paiaguás no recorte espacial município de Coxim–MS, traçando reflexões temáticas que fazem parte do contexto dos alunos, inerentes à ciência geográfica, dessa forma reúne conteúdos relacionados à geografia escolar. É imprescindível que se busque novas práticas de ensino e aprendizagem que venham somar ao aprendizado do aluno, convergindo para uma melhor compreensão do mundo, refletindo assim sobre a realidade vivenciada, buscando soluções para os problemas que fazem parte do cotidiano de cada um. O objetivo deste trabalho é refletir sobre os episódios de incêndios e queimadas materializados no domínio morfoclimático Pantanal, a partir de ações práticas reflexivas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal William Tavares de Oliveira, destacando os danos causados pelos episódios de queimadas e incêndios florestais, com o intuito de sensibilizar os alunos sobre os cuidados necessários para combater esses fenômenos. A partir da metodologia da problematização utilizando o arco de Maguerez, foram desenvolvidas estratégias pedagógicas buscando estabelecer ações educativas em relação aos incêndios florestais e queimadas no bioma. Os resultados mostram que o trabalho coletivo fomenta a cooperação, a interação e a motivação entre o grupo, especialmente os alunos. As práticas pedagógicas aplicadas estimularam a aprendizagem ao proporcionar espaços de reflexão, análise e construção do conhecimento. Impulsionaram proposição de estratégias de ações direcionadas a problemática analisada, multiplicando reflexões e repassando conhecimentos, pois uniram todos os participantes para uma construção social temática, bem como a criação da lei Municipal N 6/2024 que “Dispõe da criação da semana de discussões e debates sobre queimadas e incêndios no bioma pantanal, a ser realizada no município de Coxim, na semana em que for comemorado o dia do pantanal, 12 de novembro”. Palavras-Chave: Bioma, Biodiversidade, Ensino, Geografia e Problematização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Aquidauana)

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