Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANDRESSA RICARDO DE SOUZA-
dc.date.accessioned2025-10-01T20:04:03Z-
dc.date.available2025-10-01T20:04:03Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12715-
dc.description.abstractWith the advancement of Information and Communication Technologies (ICT), digital resources have become increasingly integrated into everyday life, directly impacting education. In this context, the concept of multiliteracies highlights the importance of incorporating different languages in the teaching-learning process. Among digital tools, the podcast emerges as a relevant resource, both in entertainment and in education. This study aims to discuss and reflect on the use of podcasts as a didactic tool in English language teaching, with a special focus on the development of listening comprehension, which remains one of the main challenges faced by Brazilian learners. The research centers on the analysis of the podcast “6 Minute English”, examining its potential as a supportive learning tool due to its accessibility, up-to-date content, and suitability to learners’ needs. The proposal contributes to the debate on innovative methodologies in basic education that promote English learning in a contextualized manner and in tune with contemporary digital practices. The results obtained show that, in general, the “6 Minute English” podcast is viable for classroom assistance, contributing not only to the development of oral comprehension of LI, but also to digital literacy and critical thinking.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Inglesa-
dc.subjectPodcast-
dc.subjectCompreensão oral.-
dc.subject.classificationLetraspt_BR
dc.titleO PODCAST 6 MINUTE ENGLISH COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1RAYANE ISADORA LENHARO-
dc.description.resumoCom o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), os recursos digitais têm se integrado cada vez mais ao cotidiano, impactando diretamente a educação. Nesse contexto, o conceito de multiletramentos destaca a importância de considerar diferentes linguagens no processo de ensino-aprendizagem. Entre os recursos digitais, o podcast surge como uma ferramenta relevante, tanto no campo do entretenimento quanto no educacional. Este trabalho busca discutir e refletir sobre a utilização do podcast como recurso didático no ensino de língua inglesa (LI), especialmente no desenvolvimento da compreensão oral, considerada uma das maiores dificuldades enfrentadas por aprendizes brasileiros. A pesquisa tem como foco a análise do podcast “6 Minute English”, explorando suas potencialidades como instrumento de apoio ao aprendizado, em razão de sua acessibilidade, atualidade e adequação às necessidades dos estudantes. A proposta é contribuir para o debate sobre metodologias inovadoras na educação básica que favoreçam a aprendizagem de LI de forma contextualizada e alinhada às práticas digitais contemporâneas. Os resultados obtidos mostram que, de modo geral, o podcast “6 Minute English” é viável para auxílio em sala de aula, contribuindo não apenas para o desenvolvimento da compreensão oral de LI, como também para o letramento digital e pensamento crítico.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
30976.pdf691,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.