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dc.creatorLEONARA FLORES MERGARENO-
dc.date.accessioned2025-10-01T20:03:44Z-
dc.date.available2025-10-01T20:03:44Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12714-
dc.description.abstractThis study presents an analysis of the actions developed by the Maria da Penha Goes to School program, carried out in public schools in the municipality of Campo Grande (MS), focusing on the prevention of gender-based violence. Structured into three sections, the study begins with a theoretical discussion on the concepts of gender, education, and cultural studies, addressing the interrelations among these fields and the challenges faced in combating patriarchy and institutionalized machismo. The second section analyzes national and regional public policies aimed at protecting women, with emphasis on initiatives implemented in the state of Mato Grosso do Sul and the work of the Subsecretariat for Public Policies for Women (SEMU), highlighting its educational and intersectoral strategies. The third section presents qualitative data collected by the team from the Coordination of Thematic Projects and Actions (COPAT), based on experiences from activities conducted with adolescents in public schools. Pedagogical activities—such as discussion circles, group dynamics, dramatizations, and artistic productions—enabled students to express perceptions, values, and experiences related to gender-based violence, revealing both the program’s transformative potential and the challenges posed by school environments marked by structural inequalities, lack of continuous teacher training, and cultural resistance. It was observed that direct engagement with adolescents is a strategic approach to fostering critical awareness and deconstructing gender stereotypes, promoting the development of active individuals committed to a culture of peace, respect, and equity.Based on these findings, the study recommends the expansion and institutionalization of the program within the basic education curriculum, the strengthening of protection networks, and the systematic provision of ongoing training for educators. The research reinforces the fundamental role of schools as privileged spaces for social transformation and emphasizes the importance of education on the rights of women and girls as a permanent and cross-cutting public policy.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDigite aqui as palavras-chave do seu trabalho-
dc.titleMARIA DA PENHA VAI À ESCOLA: QUEBRANDO BARREIRAS,CONSTRUINDO IGUALDADEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Aguinaldo Rodrigues Gomes-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise das ações desenvolvidas pelo programa Maria da Penha vai à Escola, realizado em unidades de ensino do município de Campo Grande (MS), com foco na prevenção da violência de gênero. Estruturado em três seções, o estudo inicia com a discussão teórica em torno dos conceitos de gênero, educação e estudos culturais, abordando as relações entre esses campos e os desafios enfrentados na luta contra o patriarcado e o machismo institucionalizado. A segunda seção analisa as políticas públicas brasileiras e regionais voltadas à proteção das mulheres, com ênfase nas ações promovidas no estado de Mato Grosso do Sul e na atuação da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher (SEMU), destacando suas estratégias educativas e intersetoriais. Na terceira seção, são apresentados dados qualitativos coletados pela equipe da Coordenadoria de Projetos e Ações Temáticas (COPAT), com base nas experiências vivenciadas em atividades realizadas com adolescentes em escolas da rede pública. As ações pedagógicas, como rodas de conversa, dinâmicas em grupo, encenações e produções artísticas, possibilitaram a expressão de percepções, valores e experiências relacionadas à violência de gênero, revelando tanto a potência transformadora do programa quanto os desafios impostos por contextos escolares marcados por desigualdades estruturais, ausência de formação continuada e resistências culturais. Observou-se que a abordagem direta com adolescentes é estratégica na construção de uma consciência crítica e na desconstrução de estereótipos de gênero, favorecendo a formação de sujeitos ativos na promoção de uma cultura de paz, respeito e equidade. Diante disso, o estudo recomenda a ampliação e a institucionalização do programa no currículo da educação básica, bem como o fortalecimento da rede de proteção e a oferta sistemática de formação para educadores. Reitera-se o papel fundamental da escola como espaço privilegiado de transformação social e a importância da educação para os direitos das mulheres e meninas como política pública permanente e transversal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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