Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12687
Tipo: Dissertação
Título: ESTOU AQUI DENTRO, E DAÍ? PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SUA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor(es): Mateus Fernandes Adriano
Primeiro orientador: Marina Brasiliano Salerno
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de estudantes com deficiência, matriculados em escolas das redes municipal e estadual de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, sobre a Educação Física Escolar na perspectiva da inclusão, com base nos referenciais dos Estudos Culturais. Os objetivos específicos desta pesquisa incluem: a) examinar os conteúdos abordados nas aulas de Educação Física; b) compreender a percepção dos/as estudantes com deficiência sobre sua relação com colegas e professores/as de Educação Física; c) investigar a interação dos/as alunos com os/as professores de apoio; d) analisar o sentimento de pertencimento dos/as estudantes em relação às aulas de Educação Física Escolar. As questões que motivaram esta pesquisa surgiram da constatação de que muitos estudos se dedicam a investigar o discurso docente e suas práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física, entretanto, pouco se volta para avaliar a participação dos alunos e alunas com deficiência. Além disso, são ainda mais escassas as pesquisas que analisam o processo de inclusão sob a perspectiva desses/dessas estudantes pelo viés dos Estudos Culturais. Essa realidade na EF escolar ainda precisa ser explorada e por esse aspecto foi que nos interessamos por essa temática sob uma perspectiva diferente daqueles que, em tese, participam das aulas: os alunos e alunas com deficiência. O estudo se configura de cunho qualitativo e para o levantamento dos dados optamos pelo método de entrevistas semiestruturadas, que possibilita a intervenção do pesquisador caso ainda exista a necessidade de complementação da informação (Thomas e Nelson, 2002). As entrevistas foram gravadas com auxílio de gravador de voz e foram posteriormente transcritas e analisadas a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). As análises das entrevistas resultaram em três categorias: a) preferências e temas trabalhados nas aulas de Educação Física; b) interações com professores/as na Educação Física; c) participação e sentimento de pertencimento dos/as alunos/as com deficiência na Educação Física Escolar. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os/as estudantes com deficiência vivenciaram situações de exclusão e/ou integração parcial nas aulas de Educação Física Escolar, com relatos de isolamento e atividades separadas. Estudantes com maiores barreiras relacionadas à mobilidade e à interação social expressaram percepções mais negativas quanto à participação. A ausência de vínculos com colegas e a falta de ações pedagógicas intencionais por parte dos/as professores/as também foram apontadas como fatores de exclusão. Por outro lado, a presença de profissionais de apoio foi destacada como um elemento facilitador da inclusão.
Abstract: This research aimed to analyze the perceptions of students with disabilities enrolled in municipal and state schools in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, regarding Physical Education from an inclusion perspective, based on Cultural Studies frameworks. The specific objectives of this research include: a) examining the content covered in Physical Education classes; b) understanding the perceptions of students with disabilities regarding their relationships with peers and Physical Education teachers; c) investigating students' interactions with support teachers; d) analyzing students' sense of belonging in Physical Education classes. The questions that motivated this research arose from the observation that many studies investigate teachers' discourse and pedagogical practices in Physical Education classes; however, few focus on evaluating the participation of students with disabilities. Furthermore, research analyzing the inclusion process from the perspective of these students through the lens of Cultural Studies is even scarcer. This reality in school PE still needs to be explored, and for this reason, we became interested in this topic from a different perspective than those who, in theory, participate in the classes: students with disabilities. This is a qualitative study, and for data collection, we chose the semi-structured interview method, which allows for researcher intervention if additional information is needed (Thomas and Nelson, 2002). The interviews were recorded using a voice recorder and were later transcribed and analyzed using the content analysis proposed by Bardin (2010). The interview analyses resulted in three categories: a) preferences and topics covered in Physical Education classes; b) interactions with Physical Education teachers; c) participation and sense of belonging of students with disabilities in Physical Education at School. The research results showed that students with disabilities experienced exclusion and/or partial integration in Physical Education classes, with reports of isolation and separate activities. Students with greater barriers related to mobility and social interaction expressed more negative perceptions regarding participation. The lack of connections with peers and the lack of intentional pedagogical actions by teachers were also identified as exclusionary factors. On the other hand, the presence of support professionals was highlighted as a facilitator of inclusion.
Palavras-chave: Educação Física Escolar
Pessoa com deficiência
Educação Física Inclusiva
Inclusão
Diferenças e Alteridades.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12687
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Final_Mateus F. A. Nazaro (1).pdf989,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.