Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Carlos Roberto de Oliveira-
dc.creatorSouza, Thaís Cardozo de-
dc.date.accessioned2025-09-25T14:31:26Z-
dc.date.available2025-09-25-
dc.date.issued2025-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12676-
dc.description.abstractVenturing into the history of deaf education requires more than the simple repetition of a hegemonic narrative. Considering and understanding history as an invented and inventive diegesis, we propose to think and write starting from the experience, and not from established truths. In this way, the textual body cataloged includes guest essays for a different approach to the past, the already distant, but also the not-so-distant past of the history of deaf education. We seek to think of different ways of narrating the past, understanding that sometimes language obeys, but sometimes it does not, and disobeying is an art that enables the existence of philosophy, love and the world itself. We are, here, disobeying and producing the possible existence of new perspectives. We do not intend to establish new rules and norms for this type of research, but, in a joking and mocking way, to problematize some questions that, generally, cross the procedures around these documental researches. Therefore, our choice to rehearse history with an unbridled, freedom (may ABNT forgive us), but we hope and wish that reading this package of essays provokes mocking smiles about what we have done – and can do about the past.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaios Históricos da Educação de Surdospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da Educação de Surdospt_BR
dc.subjectEnsaios Históricospt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleEnsaios Históricos da Educação de Surdos Vol. IIpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoAventurar-se na história da educação de surdos exige mais que a simples repetição de uma narrativa hegemônica. Considerando e entendendo a história como uma diegese inventada e inventiva, propomos pensar e escrever a partir da experiência, e não das verdades já consolidadas. Dessa forma, o corpo textual catalogado engloba ensaios convidados para uma abordagem outra do passado, daquele já distante, mas, também, daquele não-tão-distante-assim passado da história da educação de surdos. Buscamos pensar em formas dissemelhantes de narrar o passado, entendendo que, às vezes a linguagem obedece, mas, às vezes não e, desobedecer, é uma arte que possibilita a existência da filosofia, do amor e do próprio mundo. Estamos, aqui, desobedecendo e, produzindo a existência possível de novas perspectivas. Não pretendemos estabelecer novas regras e normas para tal tipo de pesquisa, mas, de modo jocoso e zombeteiro, problematizar algumas questões que, geralmente, atravessam os procedimentos em torno dessas pesquisas documentais. Por isso, nossa escolha em ensaiar a história com uma liberdade desregrada, descomedida (que a ABNT nos perdoe), mas esperamos e desejamos que a leitura desse pacote de ensaios provoque sorrisos debochados sobre o que temos feito – e podemos fazer sobre o passado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL IMPERIOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensaios Históricos da Educação de Surdos volume II.pdf10,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons