Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGleyson Valhejo Araujo-
dc.date.accessioned2025-09-15T20:20:34Z-
dc.date.available2025-09-15T20:20:34Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12585-
dc.description.abstractIn this work, we developed a potentially meaningful didactic sequence (PMDS) as a product that can be applied in the field of Mathematics education in Basic Education, with a focus on the skills and technologies outlined in the BNCC for high school. The development of the PMDS is based on the Theory of Meaningful Learning (Ausubel et al., 1983), and from a methodological perspective, this work adopts a qualitative approach. In the development of the PMDS, certain principles were observed in order to find answers on how to mediate teaching aimed at promoting meaningful learning. In this didactic sequence, the assessment of learning should be carried out throughout its implementation, and the results should be properly recorded to show evidence of meaningful learning of the content addressed. It is expected that this didactic sequence will produce highly satisfactory results, demonstrating students’ ability to construct meaning, understand, explain, and apply knowledge to solve problem situations. Keywords:Normal Distribution, Meaningful Learning Theory, Didactic Sequence, High School, UEPS.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDistribuição Normal, Teoria da Aprendizagem Significativa, Sequência Didática, Ensino Médio, UEPS-
dc.titleUma Sequência Didática Potencialmente Significativa Com Foco No Tema Distribuição Normal Para o Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lilian Milena Ramos Carvalho-
dc.description.resumoNeste trabalho, elaboramos uma sequência didática potencialmente significativa (SDPS), como um produto que possa ser aplicado na área do conhecimento de Matemática na Educação Básica, com foco nas habilidades e tecnologias previstas na BNCC do ensino médio. A elaboração da SDPS tem por fundamento a Teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel et al, 1983) e, do ponto de vista da abordagem, este trabalho tem um caráter qualitativo. No desenvolvimento da SDPS, foram observados princípios em sua criação de modo a encontrar respostas sobre como mediar um ensino que tenha como meta promover uma aprendizagem significativa. Nesta sequência didática a avaliação da aprendizagem deve ser realizada ao longo de sua implementação e os resultados devidamente registrados no sentido de mostrar evidências de aprendizagem significativa do conteúdo trabalhado. Espera-se que esta sequência didática produza resultados amplamente satisfatórios, evidenciando por parte dos alunos uma captação de significados, compreensão, capacidade de explicar e aplicar o conhecimento para resolver situações-problema. Palavras-chave: Distribuição Normal, Teoria Da Aprendizagem Significativa, Sequência Didática, Ensino Médio, UEPS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação - gleyson - final.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.