Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLARA NICOLETTI SOTOMA-
dc.date.accessioned2025-09-01T14:16:52Z-
dc.date.available2025-09-01T14:16:52Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12530-
dc.description.abstractWhen analyzing the National Common Curricular Base (BNCC), it is clear that the terms “matrix” or “matrix representation” are not explicitly considered as specific content in the Mathematics area. However, considering the current context, strongly influenced by the use of data and technologies, it becomes clear that the ability to interpret, organize and operate tables of values is fundamental for the education of students. This work aims to discuss a way to teach matrices and determinants through knowledge provided in the BNCC. These are: systems of linear equations of order 2 and numerical sequences. We propose an application to error-correcting linear codes using the Fibonacci sequence. This interdisciplinarity between the mathematical concepts presented in this dissertation contemplates several BNCC skills in a simple and effective way. Keywords: Linear Systems, Matrices, Determinants, Fibonacci Sequence, Linear Codes.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas Lineares, Matrizes, Determinantes, Sequëncia de Fibonacci, Pensamento Computacional, Códigos Lineares.-
dc.titleUma Conexão Didática entre Sistemas de Equações Lineares de ordem 2 e a Sequência de Fibonaccipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Elen Viviani Pereira Spreafico-
dc.description.resumoNa análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), percebe-se que os termos "matriz"ou "representação matricial"não são mencionados de forma explícita como conteúdos específicos na área de Matemática. No entanto, considerando o contexto atual, fortemente influenciado pelo uso de dados e tecnologias, torna-se claro que a habilidade de interpretar, organizar e operar tabelas de valores é fundamental para a formação dos estudantes. Este trabalho tem como objetivo discutir uma maneira de ensinar matrizes e determinantes através de conhecimentos previstos na BNCC. São eles: sistemas de equações lineares de ordem 2 e sequências numéricas. Para integrar os conceitos, nós propomos uma aplicação a códigos lineares corretores de erros usando a sequência de Fibonacci. Essa interdisciplinariedade entre os conceitos matemáticos apresentados nessa dissertação contempla várias habilidades da BNCC de maneira simples e eficaz. Palavras-chave: Sistemas Lineares, Matrizes, Determinantes, Sequência de Fibonacci, Códigos Lineares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.