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dc.creatorClaudia Stutz Zubieta-
dc.date.accessioned2025-08-21T12:34:20Z-
dc.date.available2025-08-21T12:34:20Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12465-
dc.description.abstractIntroduction: During the COVID-19 pandemic, educational institutions were temporarily closed in an attempt to contain the rapid spread of SARS-CoV-2. With the reopening of schools, it became imperative to understand the role of students and school staff in this transmission process, based on evidence showing a reduction in virus transmission when social contact among school-aged children was minimized during influenza outbreaks. Objectives: To determine the distribution of anti-SARS-CoV-2 seroprevalence among students and school staff in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, and to relate it to individual and professional characteristics. Methodology: A seroepidemiological survey was conducted in 20 public and private schools in the urban area of Campo Grande, using a lateral flow rapid test to detect IgM and IgG antibodies against the SARS-CoV-2 nucleocapsid protein, allowing the identification of asymptomatic cases or those with very mild clinical manifestations. Antibodies against this protein are associated only with natural infection by the virus. Testing was carried out in three periods: from October to December 2021, from March to July 2022, and from August to November 2022. Participants included students aged 6 to 17 years, enrolled in elementary to high school, and professionals of varying ages. This study was authorized by CEP-Fiocruz under protocol number 47905721.9.0000.8027. Results: During the first testing period, 162 participants tested positive for IgM and/or IgG anti-N-SARS-CoV-2 antibodies, representing an estimated seroprevalence of 19.6% based on the Bayesian method. In the second and third periods, the numbers increased to 251 (34.6%) and 393 (56.7%), respectively. In 2022, there was a rise in the seroconversion rate compared to 2021, following a surge in cases associated with the Omicron variant. The most commonly reported acute symptoms across all three periods were fever, headache, sore throat, and runny nose. Regarding demographic characteristics, there was no significant difference in weighted seropositivity between sexes, although women accounted for approximately 70% of the study population. No significant differences were observed in seropositivity rates between education levels or professional activities. Conclusion: The results obtained allowed for an analysis of SARS-CoV-2 infection rates and the immunity developed by the studied school population. Additionally, they provided valuable information regarding COVID-19 in children and adolescents. Keywords: COVID-19, serological survey, antibodies, educational institutions, children.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInquerito sorológico escolar para SARS-COV-2 em alunos e profissionais de escolas do município de Campo Grande-MS, após volta às aulas-
dc.titleSoroprevalência para SARS-CoV-2 em alunos e profissionais de escolas do município de Campo Grande-MS, de outubro de 2021 a novembro de 2022pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Renata Trentin Perdomo-
dc.description.resumoIntrodução: Durante a pandemia de COVID-19 houve o fechamento temporário das instituições educacionais para tentar conter a rápida disseminação do SARS-CoV-2. Com a reabertura das escolas foi imperativo compreender o papel dos alunos e profissionais nesse processo de propagação, baseado em evidências de diminuição da transmissão do vírus com a redução dos contatos sociais entre crianças em idade escolar, durante surtos de gripe. Objetivos: Determinar a distribuição da soroprevalência anti SARS-CoV-2 em alunos e trabalhadores de escolas de Campo Grande - Mato Grosso do Sul, relacionando-as às características individuais e profissionais. Metodologia: Um inquérito soroepidemiológico foi realizado em 20 escolas públicas e privadas da região urbana de Campo Grande, utilizando um teste rápido de fluxo lateral para detecção de anticorpos IgM e IgG contra a proteína do nucleocapsídeo do SARS-CoV-2, possibilitando a detecção dos casos assintomáticos ou com manifestações clínicas muito leves. Anticorpos contra essa proteína estão associados apenas à infecção natural pelo vírus. A testagem foi realizada em 3 períodos: de outubro a dezembro/2021; de março a julho/2022 e de agosto a novembro/2022. Participaram alunos de 6 a 17 anos, matriculados no ensino fundamental ao médio e profissionais de idades variadas. Este estudo possui autorização do CEP-Fiocruz sob o nº 47905721.9.0000.8027. Resultados: Durante o 1º período de testes, 162 participantes apresentaram anticorpos IgM e/ou IgG anti-N-SARS-CoV-2, representando 19,6% de soroprevalência estimada pelo método bayesiano, enquanto nos períodos 2 e 3, foram 251 (34,6%) e 393 (56,7%), respectivamente. Em 2022, houve um aumento na taxa de soroconvertidos em comparação à 2021, após um surto de casos associados à VOC ômicron. As manifestações agudas mais descritas nos 3 períodos foram febre, dor de cabeça, dor de garganta e coriza. No perfil demográfico, não houve predominância de soropositividade ponderada entre os sexos, embora as mulheres tenham representado aproximadamente 70% da população do estudo. Também não foram observadas diferenças significativas entre os níveis de escolaridade ou atividade profissional. Conclusão: Os resultados obtidos evidenciam a importância do monitoramento ativo das taxas de infecção pelo SARS-CoV-2 e da avaliação da imunidade desenvolvida pela população escolar estudada, contribuindo para o aprimoramento das estratégias de controle e vigilância da COVID-19. Palavras-chave: COVID-19, inquérito sorológico, anticorpos, instituições educacionais, crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas

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