Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12452
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dc.creatorJean Carlos Azevedo Penasso-
dc.date.accessioned2025-08-16T17:33:22Z-
dc.date.available2025-08-16T17:33:22Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12452-
dc.description.abstractEducational games are resources that promote a playful and contextualized approach to complex concepts involved in understanding everyday phenomena. For this reason, it is extremely important that new studies focus on proposing and evaluating games and their potential and limitations in the teaching and learning processes of chemistry. In this direction, the present research offers an overview of scientific publications from the period between 2017 and 2024, published in journals ranked Qualis A1 to B2, which address games in Chemistry Education. The objective of this study was to analyze the potential and limitations of the Organo Play game, as identified by chemistry teachers from public schools in the state of Mato Grosso do Sul, Brazil. The educational game contextualizes the topic of organic compounds and their functional groups based on situations present in students’ daily lives, promoting social interaction and learning through play, grounded in Vygotsky's theory. It is up to the teacher to apply and/or adapt the Organo Play game according to the content being addressed and the different learning profiles of the class. This is a qualitative study, and data were collected using two questionnaires, applied before and after the teachers’ evaluation of the game. The data were analyzed using Bardin’s Content Analysis methodology. As a result, the first stage, which mapped the scientific production, revealed a limited number of studies connecting educational games to the teaching of organic chemistry. Regarding the evaluation of the educational product, the participating teachers emphasized that the Organo Play game is a promising instructional resource for teaching organic chemistry. They also highlighted its potential to help overcome challenges such as students’ knowledge gaps, lack of motivation, and limitations imposed by the official curriculum of Mato Grosso do Sul. Finally, it is expected that the developed educational product will contribute to innovation and transformation in the teaching and learning processes of organic chemistry. Keywords: Functional Groups; Vygotsky; Educational Games.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectO JOGO DIDÁTICO ORGANO PLAY NA AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA-
dc.titleO JOGO DIDÁTICO ORGANO PLAY NA AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Daniele Correia-
dc.description.resumoOs jogos educativos são recursos que promovem a abordagem lúdica e contextualizada de conceitos complexos envolvidos na compreensão de fenômenos do cotidiano, e por esse motivo, é de suma importância que novos estudos se dediquem a propor novos jogos e avaliar suas potencialidades e limitações nos processos de ensino e de aprendizagem de química. Nesta direção, a presente pesquisa apresenta um panorama das produções científicas entre o período de 2017 a 2024, em periódicos com extratos Qualis A1 a B2, que abordam jogos em Educação Química. O objetivo desta pesquisa foi analisar as potencialidades e limitações do jogo Organo Play identificadas por professores de química da rede pública de ensino do estado de Mato Grosso do Sul. O jogo educativo contextualiza a temática de compostos orgânicos e suas funções orgânicas a partir de situações que estão presentes na vida do estudante, promovendo a interação social e a aprendizagem pelo ato de jogar/brincar ancorados na teoria de Vygotsky. Cabendo ao professor aplicar e/ou adaptar o jogo Organo Play em função dos conteúdos abordados e dos diferentes perfis de aprendizagem da turma. A pesquisa é de caráter qualitativo, sendo que, os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários, aplicados antes e após a avaliação do jogo pelos professores, respectivamente. Os dados foram analisados a partir da metodologia de Análise de Conteúdo, de Bardin. Como resultados, contatou-se que, a primeira etapa, de mapeamento da produção científica, revelou um número pouco expressivo de produções científicas que relacionam jogos educativos ao ensino de química orgânica. Com relação à avaliação do produto educacional, os docentes participantes da pesquisa, destacaram que o jogo Organo Play é um recurso que apresenta potencial didático promissor para o ensino de química orgânica, bem como pode auxiliar a superar barreiras como a defasagem de conhecimentos e o desinteresse dos estudantes, e as próprias limitações impostas pelo referencial curricular de Mato Grosso do Sul. Por fim, espera-se que o produto educacional desenvolvido possa contribuir para a inovação e a transformação dos processos de ensino e de aprendizagem de química orgânica. Palavras-chave: Funções Orgânicas; Vygotsky; Jogos educativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

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