Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12444
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Alfabetização como ferramenta de emancipação: a experiência de acadêmicas de Pedagogia na educação de jovens e adultos no município de Aquidauana-MS |
Autor(es): | VITORIA MUNHOZ SILVA ISABELY DE LIMA CABREIRA |
Primeiro orientador: | JANETE ROSA DA FONSECA |
Resumo: | A alfabetização e o letramento representam desafios significativos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobretudo pela escassez de profissionais capacitados e pela condução das atividades pedagógicas. O presente estudo busca compreender como a alfabetização pode atuar como ferramenta de emancipação, analisando a experiência de acadêmicas de Pedagogia no ensino de duas alunas da EJA no município de Aquidauana - MS. Com base nos princípios de Paulo Freire, o projeto tem como objetivo principal promover práticas pedagógicas que valorizem o protagonismo do aluno, sua cultura e história de vida, favorecendo a autonomia no processo de aprendizagem. A metodologia adotada combina pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, permitindo a construção coletiva do conhecimento por meio da interação direta entre acadêmicas e alunas. Os resultados preliminares indicam um aumento no engajamento das alunas, maior segurança na leitura e escrita e uma relação de aprendizado mais humanizada e significativa. Sendo assim, conclui-se que a alfabetização na EJA, quando conduzida de forma dialógica e contextualizada, pode ser um instrumento eficaz de emancipação social e transformação pessoal. |
Abstract: | Literacy and literacy represent significant challenges for Youth and Adult Education (EJA), especially due to the shortage of qualified professionals and the conduct of pedagogical activities. This study seeks to understand how literacy can act as a tool for emancipation, analyzing the experience of Pedagogy students in teaching two EJA students in the city of Aquidauana - MS. Based on Paulo Freire's principles, the project's main objective is to promote pedagogical practices that value the student's protagonism, their culture and life history, favoring autonomy in the learning process. The methodology adopted combines bibliographic research and action research, allowing the collective construction of knowledge through direct interaction between students and academics. Preliminary results indicate an increase in student engagement, greater confidence in reading and writing, and a more humanized and meaningful learning relationship. Therefore, it is concluded that literacy in EJA, when conducted in a dialogical and contextualized way, can be an effective instrument of social emancipation and personal transformation. |
Palavras-chave: | Alfabetização EJA Ensino Pedagogia |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12444 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
28408.pdf | 288,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.