Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANDERSON ADRIEL DE SOUZA COSTA-
dc.date.accessioned2025-08-12T20:37:51Z-
dc.date.available2025-08-12T20:37:51Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12435-
dc.description.abstractThis Course Completion Work, in the Applied Pedagogical Material modality, aims to present the use of the free software Quantum GIS - QGIS as a solution tool for the production of thematic maps, contributing to the visualization of the environmental reality through spatial analysis. In this way, tutorials were developed and made available on the social networks YouTube and Facebook, which aims to reach a diverse audience, with emphasis on students and professionals in the areas of Geography and the like. The videos ranged from the installation of QGIS 3.40.8 LTR, activation of essential complements such as HCMGIS, to the elaboration of a thematic map of the Biomes of Mato Grosso do Sul, using official data via GeoServiço Siriema/IMASUL. The methodology adopted was exclusively with the use of free software for recording and editing, such as OBS Studio and Shotcut, ensuring accessibility and low cost. The audiovisual productions were organized in a playlist and the interpretation of the engagement was carried out seven days after posting. Despite revealing a modest reach, positive feedback and indications of growing interest stand out. The results indicated that the use of QGIS as a geotechnology tool, combined with accessible tutorial videos, contributes to the democratization of technical knowledge and to the autonomy of users in the production of thematic maps that promote practical, accessible and low-cost learning.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise Territorial-
dc.subjectGeotecnologias-
dc.subjectMapas temático-
dc.subjectQGIS-
dc.subjectRedes Sociais-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titlePRODUÇÃO DE TUTORIAIS: APLICAÇÃO DO QGIS POR MEIO DE VÍDEOS NAS REDES SOCIAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1TAYRINE PINHO DE LIMA FONSECA-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso, na modalidade Material Pedagógico Aplicado, tem como objetivo apresentar o uso do software livre Quantum GIS - QGIS como ferramenta de solução para a produção de mapas temáticos, contribuindo para a visualização da realidade ambiental por meio da análise espacial. Dessa forma foram desenvolvidos e disponibilizados tutoriais nas redes sociais YouTube e Facebook, que visa alcançar um público diversificado, com destaque para estudantes e profissionais das áreas de Geografia e afins. Os vídeos contemplaram desde a instalação do QGIS 3.40.8 LTR, ativação de complementos essenciais como o HCMGIS, até a elaboração de um mapa temático dos Biomas do Mato Grosso do Sul, utilizando dados oficiais via GeoServiço Siriema/IMASUL. A metodologia adotada foi exclusivamente com a utilização de softwares livres para gravação e edição, como o OBS Studio e o Shotcut, assegurando à acessibilidade e o baixo custo. As produções audiovisuais foram organizadas em playlist e a interpretação do engajamento foi realizada após sete dias da postagem. Apesar de revelar um alcance modesto, destacam-se os feedbacks positivos e os indicativos de interesse crescente. Os resultados indicaram que o uso do QGIS como ferramenta de geotecnologia, aliado a vídeos tutoriais acessíveis, contribui para a democratização do conhecimento técnico e para a autonomia dos usuários na produção de mapas temáticos que promove um aprendizado prático, acessível e de baixo custo.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
29259.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.