Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeonnardo Vieira de Sousa-
dc.date.accessioned2025-08-11T23:42:53Z-
dc.date.available2025-08-11T23:42:53Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12421-
dc.description.abstractThis dissertation approachesthe story of the "Witch of Sapolândia," an emblematic figure of the collective imagination in Campo Grande-MS, in order to understand the boundaries between reality and fiction. The study aimed to analyze the construction and permanence of the image of the "Witch of Sapolândia" over time, evaluating its social, cultural, and religious aspects, as well as the literary, artistic, and cultural representations that contributed to consolidating her in the local imaginary. This research investigates the survival mechanisms of this narrative, from its circulation in oral tradition, its formation as an urban legend, to its transposition into contemporary fictional literature. The study adopts a qualitative approach, based on bibliographical review, analysis of documentary sources, and interviews with authors relevant to the dissemination of the narrative, with emphasis on the writer André Alvez. His book A Bruxa da Sapolândia (2018) presents a literary and fictional recreation of the story of Célia de Souza, incorporating childhood memories of the author, who lived next to the swamp known as Sapolândia and grew up listening to the story of the witch. In addition to the literary analysis, the research includes the creation of an original rhymed tale and the development of a digital illustration representing the character, as creative resources that reaffirm the importance of the witch figure in local popular culture and in the affective memory of the inhabitants of Campo Grande. The study highlights the representation of Célia de Souza as a social, cultural, and political subject, analyzing the dynamics that contributed to her designation as a witch. To this end, we considered historical fragments, collective memory, and folklore elements present in the socio-cultural context of Mato Grosso do Sul, with emphasis on the city of Campo Grande. The theoretical foundation was based on authors such as Marlei Sigrist (2008), Silvia Federici (2017), Nilza Megale (1999), Luís da Câmara Cascudo (2012), Nicholas Wolterstorff (2003), as well as Mikhail Bakhtin (1987, 2002, 2003, 2010, 2011) and Fayga Ostrower (1987 and 1989), highlighting the importance of the permanence and resignification of urban legends as forms of cultural resistance and preservation of popular memory. Keywords: Folklore, Witch of Sapolândia, Brazilian literature, Popular Culture, Orality, Collective Memory.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFolclore, Bruxa da Sapolândia, Literatura Brasileira, Cultura Popular, Oralidade, Memória Coletiva.-
dc.titleDA ORALIDADE À FICÇÃO: A REPRESENTAÇÃO DE CÉLIA DE SOUZA NA LENDA URBANA DA BRUXA DA SAPOLÂNDIA EM CAMPO GRANDE-MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramiro Giroldo-
dc.description.resumoA presente dissertação propõe um olhar sobre a história da “Bruxa da Sapolândia”, figura emblemática do imaginário campo-grandense, a fim de compreender os limites entre realidade e ficção. Este estudo teve como objetivo analisar a construção e a permanência da imagem da “Bruxa da Sapolândia” ao longo do tempo, avaliando seus aspectos sociais, culturais e religiosos e quais representações literárias, artísticas e culturais contribuíram para consolidá-la no imaginário coletivo. Buscamos investigar os mecanismos de sobrevivência dessa narrativa, desde sua circulação na tradição oral, atravessando sua formação em lenda urbana, até sua transposição para a literatura ficcional contemporânea. O estudo adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, análise de fontes documentais e entrevistas com autores relevantes na difusão da narrativa, com destaque para o escritor André Alvez. Seu livro “A Bruxa da Sapolândia” (2018) consiste em uma recriação literária e ficcional da história de Célia de Souza, incorporando memórias de infância do autor que viveu ao lado do brejo conhecido como Sapolândia e cresceu ouvindo a história da bruxa. Além da análise da obra literária, a pesquisa contempla a criação de um conto rimado autoral e a elaboração de uma ilustração digital representativa da personagem, como recursos criativos que reafirmam a importância da figura da bruxa na cultura popular local e na memória afetiva dos moradores de Campo Grande. O estudo evidencia a representação de Célia de Souza enquanto sujeito social, cultural e político, analisando as dinâmicas que contribuíram para sua alcunha como bruxa. Para tanto, consideramos fragmentos históricos, memória coletiva e elementos do folclore presentes no contexto sul-mato-grossense, com ênfase na cidade de Campo Grande. A fundamentação teórica foi embasada em autores como Marlei Sigrist (2008), Silvia Federici (2017), Nilza Megale (1999), Luís da Câmara Cascudo (2012), Nicholas Wolterstorff (2003), além de Mikhail Bakhtin (1987, 2002, 2003, 2010, 2011) e Fayga Ostrower (1987 e 1989), ressaltando a importância da permanência e ressignificação das lendas urbanas como formas de resistência cultural e preservação da memória popular. Palavras-chave: Folclore, Bruxa da Sapolândia, Literatura Brasileira, Cultura Popular, Oralidade, Memória Coletiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.