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dc.creatorBRUNO CANDIA DALLA NORA-
dc.date.accessioned2025-08-06T18:44:48Z-
dc.date.available2025-08-06T18:44:48Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12403-
dc.description.abstractThe use of electric vehicles has expanded. With that in mind, proper charging is key to assist in the evolution of this technology, with fast charging being a differential in day use, where bidirectional power flow can be especially relevant. As such, this work has as its main goal to study and simulate DC-DC and AC-DC power converters for fast-charging of an Electric Vehicle based on Tesla’s Cybertruck model. The simulation employs parallelism and control to simulate the battery charging strategy. As a result, there were multiple current waveforms from both types of converters with parallelism in each of them, meaning higher power demands can be obtained with a single central control scheme, reducing individual power requirements for each converter cell, meaning the cost and volume for the components can be lowered. It was possible to obtain close to 254 kW from 4 NPC VSI connected to the grid, all using the adc-dq0 transformation rule with an SRF-PLL. For the Double-Active-Bridge, 4 converters generated 32kW of power each using a Single-Phase-Shift strategy. This work then concludes that central control parallelism is a valid strategy to supply an EV battery, and in future works, be implemented to reach even higher power standards.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConversores Bidirecionais, Infraestrutura, Off-Board de Veículos Elétricos-
dc.titleConversores Bidirecionais como Infraestrutura para o Carregamento Rápido e Off-Board de Veículos Elétricospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moacyr Aureliano Gomes de Brito-
dc.description.resumoO uso de veículos elétricos está se expandindo. Com isto, o carregamento se torna peça chave na viabilização desta tecnologia, sendo o carregamento rápido um ponto diferencial no uso diário de veículos elétricos, onde o uso de conversores de energia bidirecionais pode se tornar relevante. Sendo assim, este trabalho tem como foco o estudo e a simulação de conversores CA-CC e CC-CC para o carregamento rápido de um veículo elétrico, baseado no modelo Tesla Cybertruck. O modelo de simulação emprega técnicas de paralelismo e controle para simular a estratégia de carga da bateria veicular. Como resultados, foram obtidas formas de onda de corrente dos conversores CA-CC e CC-CC com e sem paralelismo, podendo atingir potências mais elevadas com um único controle central, reduzindo a potência individual dos conversores individuais, e assim, reduzindo custos e volume. Foi possível obter a potência de 254 kW através de quatro conversores Neutral-Point-Clamped Voltage Source Inverter (NPC VSI), no caso do conversor de conexão à rede, enquanto na conexão CC-CC foram utilizados 2 conversores Double-Active-Bridge em paralelo por NPC VSI. A estratégia de controle é realizada por meio da Transformada abc/dq0 juntamente com o algoritmo de sincronia PLL. Já a estratégia de modulação dos DABs é a single-phase-shift (SPS). Como conclusão, o paralelismo via controle central foi uma estratégia válida para fornecer potência à bateria do veículo, podendo então, em trabalhos futuros, ser implementada de forma modular para atingir potências ainda maiores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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