Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVITOR LOURENCO MARCAL DE ABREU-
dc.date.accessioned2025-08-05T19:50:43Z-
dc.date.available2025-08-05T19:50:43Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12397-
dc.description.abstractThis paper analyzes the supervised internship reports of students from the Music Education undergraduate program at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), focusing on experiences in specialized music schools. Based on a qualitative and documentary analysis approach, the research investigates how undergraduate students narrate their experiences, structure their lesson plans, and develop critical reflections on their teaching practice. The analysis was organized into three dimensions: physical space, lesson plan, and the intern's critical reflection. The results indicate that specialized schools generally offer adequate infrastructure, which positively influences pedagogical practice. However, challenges are observed in the articulation between theory and practice by the interns, especially in the initial internships, with weaknesses in the elaboration of lesson plans and in the depth of pedagogical reflection. The research concludes that the supervised internship is a crucial stage for the consolidation of teaching identity and suggests the need for closer monitoring by supervisors and greater integration of discussions about the internship into the program's pedagogical disciplines.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola especializada-
dc.subjectEstágio Supervisionado-
dc.subjectEducação Musical-
dc.subjectFormação de Professores.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleENSINO DE MÚSICA EM ESCOLA ESPECIALIZADApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MARIANA DE ARAUJO STOCCHERO-
dc.description.resumoEste trabalho analisa os relatórios de estágio supervisionado de estudantes do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com foco nas experiências em escolas especializadas de ensino musical. A partir de uma abordagem qualitativa e de análise documental , a pesquisa investiga como os licenciandos narram suas vivências, estruturam seus planos de aula e desenvolvem reflexões críticas sobre a prática docente. A análise foi organizada em três dimensões: espaço físico, plano de aula e reflexão crítica do estagiário. Os resultados indicam que as escolas especializadas geralmente oferecem infraestrutura adequada, o que influencia positivamente a prática pedagógica. Contudo, observam-se desafios na articulação entre teoria e prática por parte dos estagiários, especialmente nos estágios iniciais, com fragilidades na elaboração dos planos de aula e na profundidade da reflexão pedagógica. A pesquisa conclui que o estágio supervisionado é uma etapa crucial para a consolidação da identidade docente e sugere a necessidade de um acompanhamento mais próximo pelos orientadores e de uma maior integração dos debates sobre o estágio nas disciplinas pedagógicas do curso.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Música - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
23569.pdf583,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.