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dc.creatorGABRIELI ARGUELHO TARDIVO GARCIA-
dc.date.accessioned2025-08-01T02:22:58Z-
dc.date.available2025-08-01T02:22:58Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12377-
dc.description.abstractThis article aims to demonstrate the experiences and lessons learned during the History subproject of the Pedagogical Residency Program/PRP at the Federal University of Mato Grosso do Sul/UFMS, on the Aquidauana-CPAQ campus. In this context, mandatory supervised internship II activities were carried out, which took place alongside the Pedagogical Residency Program at the Dóris Mendes Trindade State School in the first semester of 2023. Among the activities that were carried out, we chose to share the construction of a sample of teaching materials for the Humanities Laboratory, requested by the school itself. Subsequently, the material was presented to students in class, at the Science Fair for the external community, and to the UFMS community during the Integra 2023 Event. In conclusion, we emphasize that the Pedagogical Residency Program contributed to teacher training in History, enabling experiences and learning that contributed to our teacher training, which goes beyond the classroom by observing students in their school routine, analyzing teaching/paradidactic materials, in this case, we highlight the development of supplementary teaching materials for the Humanities Laboratory, examining the methodologies applied by the teacher/supervisor, analyzing assessments, understanding how the school system works, and enhancing the integration of the intern/teacher into everyday school life.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de História-
dc.subjectResidência Pedagógica-
dc.subjectEstágio.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleAS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1VERA LUCIA FERREIRA VARGAS CESCO-
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo demonstrar às experiências e vivências que foram obtidas durante o subprojeto de História do Programa Residência Pedagógica/PRP da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, no campus de Aquidauana-CPAQ. Nesse contexto, foram realizadas as atividades de estágio obrigatório supervisionado II, que ocorreu juntamente com o Programa Residência Pedagógica na Escola Estadual Dóris Mendes Trindade, no primeiro semestre de 2023. Dentre as atividades que foram realizadas, optamos por compartilhar a construção de uma amostra de material paradidático para o Laboratório de Ciências Humanas, solicitado pela própria escola. Posteriormente, o material foi apresentado aos alunos em aula, na Feira de Ciências para a comunidade externa, e para a comunidade da UFMS, durante o Evento Integra 2023. Destacamos, como conclusão, que o Programa Residência Pedagógica contribuiu para a formação docente em História, possibilitando experiências, vivências e aprendizados que colaboraram para a nossa formação docente, que vai além da sala de aula observando os alunos em sua rotina escolar, analisando materiais didáticos/paradidáticos, nesse caso, destacamos a elaboração do material paradidático para compor o Laboratório de Ciências Humanas, examinando as metodologias aplicadas pela professor/supervisor, analisando as avaliações, entendendo como funciona o sistema escolar, potencializando a inserção do estagiário/a professor/a no cotidiano escolar.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:História - Licenciatura (CPAQ)

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