Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJESSICA ELIANE FERREIRA BARBOSA-
dc.date.accessioned2025-07-18T03:12:08Z-
dc.date.available2025-07-18T03:12:08Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12307-
dc.description.abstractThis article describes the use of Instagram as a tool for scientific dissemination in the Civil Engineering program at UFMS, through the extension project “Divulga Civil”. The initiative aimed to explore the potential of social media in making academic knowledge more accessible to the general public. The methodology was divided into two academic semesters, each with different team structures, using tools such as Canva for content creation and Trello for activity management. The posts addressed technical topics in civil engineering using simplified language to engage students, faculty, and the broader community. Data analysis revealed higher engagement with video content, particularly reels, which stood out among the formats used. Results showed that practical content, curiosities, and interviews generated the most interaction. Despite challenges such as inconsistent metric tracking and the influence of the academic calendar on posting frequency, the project proved to be an effective strategy for science communication. Moreover, the experience contributed to the development of technical, communicative, and organizational skills among the participating students. It is concluded that the strategic use of Instagram can broaden the reach of scientific dissemination and enhance academic training in a multidisciplinary and digitally connected context.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivulgação científica-
dc.subjectInstagram-
dc.subjectEngenharia Civil-
dc.subjectProjeto de extensão-
dc.subjectRedes sociais.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleDivulga Civil UFMS: O Instagram como estratégia de divulgação científica na Engenharia Civilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1JULIO ALBERTO PERES FERENCZ JUNIOR-
dc.description.resumoO presente artigo relatar a aplicação do Instagram como ferramenta de divulgação científica no curso de Engenharia Civil da UFMS, por meio do projeto de extensão “Divulga Civil”. A proposta buscou explorar o potencial das redes sociais para tornar o conhecimento acadêmico mais acessível ao público geral. O método adotado envolveu duas etapas semestrais com diferentes formas de organização da equipe, utilizando plataformas como Canva para a produção visual dos conteúdos e Trello para o gerenciamento das atividades. As postagens abordaram temas técnicos da engenharia civil em linguagem simplificada, com o objetivo de engajar estudantes, docentes e a comunidade externa. A análise dos dados da conta evidenciou maior engajamento nos conteúdos em vídeo, principalmente reels, que se destacaram entre os formatos utilizados. Entre os resultados, observou-se que conteúdos práticos, curiosidades e entrevistas geraram maior envolvimento dos seguidores. Apesar das dificuldades enfrentadas, como a ausência de registros contínuos das métricas e os impactos do calendário acadêmico, a iniciativa demonstrou ser uma estratégia eficiente para popularizar a ciência. Além disso, a experiência contribuiu para o desenvolvimento de habilidades técnicas, comunicacionais e organizacionais dos alunos envolvidos. Conclui-se que o uso estratégico do Instagram pode ampliar o alcance da divulgação científica e fortalecer a formação acadêmica de maneira interdisciplinar e conectada às tecnologias digitais.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Bacharelado (FAENG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
27714.pdf6,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.