Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12283
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CLÉVISON HENRIQUE ALMEIDA DOS ANJOS | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-16T14:59:44Z | - |
dc.date.available | 2025-07-16T14:59:44Z | - |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12283 | - |
dc.description.abstract | The dissemination of robotics as a teaching tool for elementary and high school students remains a challenge. In this context, the development of support materials and practical educational solutions facilitates the introduction and exposure of many of these students to the subject. This article describes how the development of educational materials and tools, with an emphasis on the mBlock platform, can contribute to teaching in the Mato Grosso do Sul state education system, and how students can benefit from them. Furthermore, the study demonstrates the effectiveness of the developed solutions within the educational context. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Robótica | - |
dc.subject | Educacional | - |
dc.subject | mBlock | - |
dc.subject | Arduino | - |
dc.subject | didático | - |
dc.subject.classification | Engenharia / Tecnologia | pt_BR |
dc.title | Estudo e Produção de conteúdos educativos baseados no kit de robótica das Escolas Estaduais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | AMAURY ANTONIO DE CASTRO JUNIOR | - |
dc.description.resumo | A disseminação da robótica como ferramenta de ensino para alunos do Ensino Fundamental e Médio ainda é um desafio. Neste contexto, o desenvolvimento de materiais de apoio e soluções educacionais de uso prático, viabiliza a entrada e o contato de muitos desses alunos à disciplina. Esse artigo descreve como a elaboração de materiais e ferramentas educacionais, com ênfase na plataforma mBlock, pode contribuir para atuação docente da rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul, e ainda como os alunos podem se beneficiar disso. Além disso, o estudo mostra o quanto as soluções desenvolvidas são efetivas dentro do contexto educacional | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação - Bacharelado (FACOM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
6773.pdf | 259,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.