Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12274
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O movimento worship no Brasil |
Autor(es): | ANDREY GIULIANO FERREIRA TEIXEIRA |
Primeiro orientador: | EVANDRO RODRIGUES HIGA |
Resumo: | Nas últimas décadas, o cenário religioso evangélico no Brasil sofreu mudanças relevantes, especialmente em relação à música usada nos cultos. O movimento worship, que significa “adoração” em inglês, surge como principal forma musical nas igrejas evangélicas brasileiras, especialmente entre os jovens nas áreas urbanas. Este trabalho visa compreender os motivos que impulsionaram a ampla aceitação dessa estética musical, analisando as influências da globalização, da cultura midiática e das práticas de consumo religioso. A investigação revela que o worship vai além de um simples estilo musical, representando uma forma de espiritualidade contemporânea, caracterizada por um forte apelo emocional, estético e performático. A partir da análise de referenciais teóricos, sobre globalização, hibridismo cultural e mercado religioso, nota-se como elementos externos, principalmente de movimentos como Hillsong, Jesus Culture e Bethel Music, foram adaptados ao cenário brasileiro, criando uma espiritualidade glocal – que é simultaneamente global e local. O estudo também analisa como o worship afeta as práticas litúrgicas, a formação das identidades religiosas e o imaginário coletivo dos fiéis, transformando os cultos em experiências sensoriais e midiáticas. Além disso, é discutido o papel da mídia, nas redes sociais e da indústria cultural na consolidação do worship no Brasil, bem como os seus impactos no pentecostalismo e nas interações entre denominações. Por fim o estudo apresenta uma abordagem sobre o crescimento do worship na cidade de Campo Grande (MS), investigando eventos, práticas e significados atribuídos a estética contemporânea de adoração no contexto local. Assim, o worship se revela um fenômeno complexo, que funde fé, mercado, cultura e tecnologia na construção de novas formas vivência religiosa no Brasil contemporâneo. |
Abstract: | In recent decades, the evangelical religious landscape in Brazil has undergone significant changes, particularly regarding the music used in worship services. The worship movement, which means "adoration" in English, has emerged as the main musical expression in Brazilian evangelical churches, especially among young people in urban areas. This study aims to understand the factors that led to the widespread acceptance of this musical aesthetic, analyzing the influences of globalization, media culture, and religious consumption practices. The research reveals that worship goes beyond a simple musical style, representing a form of contemporary spirituality characterized by strong emotional, aesthetic, and performative appeal. Based on the analysis of theoretical frameworks on globalization, cultural hybridity, and the religious market, it becomes evident how external elements—mainly from movements such as Hillsong, Jesus Culture, and Bethel Music—have been adapted to the Brazilian context, creating a glocal spirituality that is simultaneously global and local. The study also examines how worship influences liturgical practices, the formation of religious identities, and the collective imagination of believers, transforming church services into sensory and media-driven experiences. Furthermore, it discusses the role of media, social networks, and the cultural industry in the consolidation of worship in Brazil, as well as its impacts on Pentecostalism and interdenominational interactions. Finally, the study presents an overview of the growth of worship in the city of Campo Grande (MS), investigating events, practices, and meanings attributed to this contemporary aesthetic of worship in the local context. Therefore, worship reveals itself as a complex phenomenon that merges faith, market, culture, and technology in the construction of new forms of religious experience in contemporary Brazil. |
Palavras-chave: | worship música gospel globalização glocalização cultura evangélica brasileira |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/12274 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Música - Licenciatura (FAALC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
27260.pdf | 445,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.